Contabilidade rural e sua importancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Rural e Sua Importância




INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem o objetivo de verificar como é realizada a contabilidade na propriedade rural e destacar sua importância no desenvolvimento do agronegócio. Desta forma apresentam-se algumas contribuições para o entendimento e favorecimento de trocas de informações entre o produtor rural e o contador.
Essas informaçõesapresentadas vão ser de grande importância para os produtores rurais e empresários do agronegócio, uma vez que a mesma tem o compromisso de esclarecer a contabilidade rural, apontando suas características, verificando sua importância, relatando o seu cenário atual e destacando a sua utilização pela administração rural nas tomadas de decisão.
Espera-se esclarecer a contabilidade rural,identificando as particularidades da atividade rural e a definição de empresa rural. Será mostrada a importância da contabilidade rural no desenvolvimento do agronegócio, pois a escrituração da atividade rural traz consigo as informações sobre a propriedade, demonstrando toda a evolução da empresa. No momento da tomada de decisão é papel da contabilidade o fornecimento de informações relevantes queorientem o administrador ou gerente para as melhores decisões.

ATIVIDADE RURAL
Consideram-se como atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração e a exploração vegetal e animal, a exploração da apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal de captura do pescado in natura) e outras de pequenos animais; a transformação deprodutos agrícolas ou pecuários, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura, realizada pelo próprio agricultor ou criador, com equipamentos e utensílios usualmente empregados nas atividades rurais, utilizando-se exclusivamente matéria-prima produzida na área explorada, tais como: descasque de arroz, conserva de frutas, moagem de trigo e milho, pasteurização e oacondicionamento do leite, assim como o mel e o suco de laranja, acondicionados em embalagem de apresentação, produção de carvão vegetal, produção de embriões de rebanho em geral (independentemente de sua destinação: comercial ou reprodução).
Aloe e Valle (1978) esclarecem e exemplificam a atividade rural da seguinte maneira:
• Produção Vegetal - Atividade Agrícola: abrange a cultivaçãodo solo no plantio de cereais, hortaliças, floricultura, pomares, etc;
• Produção Animal - Atividade Zootécnica: abrange a criação de animais domésticos como na apicultura, pecuária, avicultura, ranicultura, etc;
• Indústrias Rurais - Atividade Agroindustrial: compreende o beneficiamento e transformação de produtos agrícolas como o beneficiamento do café e a moagem da cana-de-açúcarpara fabricação de água ardente consistem ainda na transformação de produtos zootécnicos como o mel e lacticínios.


EMPRESA RURAL
Empresa Rural segundo Crepaldi (2006, p. 25), “é a unidade de produção em que são exercidas atividades que dizem respeito a culturas agrícolas, criação do gado ou culturas florestais, com a finalidade de obtenção de renda”. Esse conceito aborda a empresarural com atividade de exploração da terra e criação de animais como atividades de fonte de renda, atuando como organismos de produção e exercendo funções complementares próprias de qualquer empresa, como destaca Aloe e Valle (1978).
• Função técnica, de produção agrícola, zootécnica e agroindustrial;
• Função comercial, de compra de adubos, sementes, inseticidas, implementos agrícolas,animais e agroindustriais;
• Função financeira, de recebimentos e pagamentos, obtenção de financiamentos, depósitos bancários, retiradas de depósitos, etc;
• Função econômica, de obtenção de lucros e consequente aumento do patrimônio;
• Função social, de criação de bens econômicos, para satisfazer as necessidades humanas.
As empresas rurais também são classificadas...
tracking img