Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Colegas formandos, padrinhos, pais, mães, e demais convidados, Boa Noite!

   Desfaleçam-se as descrenças. Sintam-se vencidos os desafios. Mostre-se nascido e vivo o sentimento efervescente da conquista; a chegada e a perenidade do triunfo.

   Caros presentes, não porque seja tão efusiva e gloriosa a comemoração, devais pensar que fora fácil e mágica a luta e a construção deste momento.Necessário sempre fora expelirmos nossos demônios do desânimo e recebermos as dádivas que a vida nos oferecera de experiências, tropeços, recomeços; peças de um quebra-cabeça chamado sabedoria. Formas que Deus utiliza para nos mostrar que a vida é, além de um fenômeno estático para alguns, uma missão de glória e constante evolução para os demais.

   A cada dia de nossa vida, desde que nascemos, oconhecimento se torna o objeto de interação entre nós e o meio. É a forma de possuirmos o desconhecido, apreendermos sua essência e compreendermos sua existência e funcionalidade.

   Assim crescemos, descobrindo os mistérios da vida, o sentido das coisas. Estudamos por anos visando a uma formação pessoal e profissional escolhida por nós.

   Foram vários os caminhos trilhados para chegarmosaqui. As razões as mais diversas: o sonho, a necessidade, a sobrevivência, o desenvolvimento, o prazer. E a energia que manteve sempre acesa a chama da continuidade foi o desejo de conseguirmos dizer “Nós vencemos!”

   Adentrar na Contabilidade fora dos desafios o primário e mais difícil. É imensa a responsabilidade que devemos ter para com o fiel cumprimento dos princípios e conhecimentos destaciência moderna e moça, que dá vida às empresas, e lhes presta não somente a sobrevivência como o crescimento e a constante evolução em busca do sucesso.

   Hoje lembramos carinhosa e respeitosamente do Guarda-Livros, embora não seja mais essa a face que a Contabilidade dá ao seu profissional. Em qualquer que seja a área de atuação do contador, somos hoje Contadores Gerenciais. O mercadoglobalizado e vorazmente competitivo nos exige isto e não nos exime desta responsabilidade.

   A revolução tecnológica através da Informática prestou-nos um serviço essencial e irreversível: não mais nos compete escriturar débitos e créditos, mas analisá-los e metamorfoseá-los em informações que construam idéias e mostrem caminhos e trilhas de sucesso para os nossos clientes, ou quaisquer usuários ebeneficiários da Contabilidade. Nossa tarefa, colegas formandos, é idealizarmos e pragmatizarmos o desenvolvimento das empresas e conseqüentemente da sociedade em geral.

   Não pensais que a essência de nossa ciência tornou-se banal, mas que o conhecimento que praticamos possui as bases que o sustentam, e são muitos os novos frutos, que vêm com a modernidade, com a evolução, com odesenvolvimento da humanidade, com o crescimento dos mercados.

   As ciências possuem verdades perenes, históricas, mas descobertas fabulantes. Assim também é a Contabilidade. Reconhecida humanamente como a ciência que estuda o patrimônio das empresas, não se limita a isso, na forma tão passiva de seu conceito, mas age como ente criador, mantenedor, evoluidor, recompensador, necessário e essencial.

   AUniversidade Federal do Rio Grande do Norte fora o palco de nossas transformações. No campus Caicó jazem os momentos de encontro, confraternização, desencontros, discussões, convivência. Ali absorvemos empírica e metodologicamente os princípios e conceitos contábeis na busca pela verdade e pelo saber. Se não foram plenos os recursos existentes, foram ao menos satisfatórios. Nossa mente percorre asentranhas daquele lugar. Da biblioteca ao laboratório, permanece o espectro da nossa rotina e dedicação diárias.

   Amanhã seremos novos no mercado de trabalho contábil. Dividiremos o espaço com mais de 2.000 contadores no nosso estado e mais de 183.000 no Brasil. Mas não cessarão de existir os nossos sonhos, os desafios, a vontade de vencê-los, a certeza de superá-los. A força que nos...
tracking img