Contabilidade internacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A contabilidade vem mudando muito ao longo dos anos, por isso é importante estarmos sempre nos atualizando para que possamos exercer a nossa profissão com competência. O objetivo do trabalho é justamente esse, mostrar como ela está sendo praticada no mundo e o que inovou para nós aqui no Brasil. Tempos interessantes se anunciam no cenário político-econômico europeu, com possíveisrepercussões mundiais e consecutivas reflexões a serem feitas.
Muito medo de uma unificação mais abrangente vinha da perda da soberania nacional em prol de uma entidade supranacional que iria dar ainda mais poder aos já poderosos parceiros Alemanha e França, que usariam então o resto da Europa como quintal das suas necessidades empresariais, financeiras e econômicas de forma ainda mais abusiva doque já faziam.



Com o termino da guerra de Secessão (1861-1865), notáveis avanços foram observados na economia norte-americana impulsionando o desenvolvimento da contabilidade sendo que questões como depreciação (relevante nas ferrovias), custo (base de fixação de tarifas), entidade (como separar o lucro), dividendos (retorno para os acionistas), investimentos (capitalizar o lucro pensandono futuro) requeriam soluções sólidas.
Nos Estados Unidos, a regulamentação e a normatização da matéria contábil estão sob responsabilidade da FASB, mas a edição de padrões contábeis e sustentada pelo SEC que foi criado em 1934, após a quebra da Bolsa de Valores e é voltado para o controle e fiscalização das companhias listadas como companhias abertas tendo autoridade legal para estabelecercritérios e padrões contábeis, mas transferiu sua responsabilidade para que a FASB desenvolvesse os princípios e os padrões de contabilidade.
Logo após o crack da bolsa de Valores de New York em 1929, ficou claro que as empresas adotavam diferentes métodos contábeis, já que não existiam regras definidas a serem seguidas e como resultado surgiu um primeiro trabalho, intitulado relatório experimental deprincípios contábeis atrelados a demonstrações financeiras de empresas. O CAP publicou boletins de Estudos Contábeis onde os primeiros 42 boletins não tinham força coercitiva. Em abril de 1971 a formação de dois comitês, sendo um deles denominado de SEC, que propôs uma nova estrutura para o estabelecimento de normas e padrões contábeis, mediante a criação do Colegiado de Princípios e PadrõesContábeis (FASB) que são oficialmente reconhecidos como tendo autoridade substancial para serem adotados pelas companhias listadas nas bolsas e a sua não observância deve ser considerada pelo auditor na emissão de seu parecer, de que as demonstrações financeiras podem estar enganosas e o código de ética profissional do AICPA pode até descredenciar o Auditor.
De acordo com a SAS a importância da AICPAem ordem decrescente a, constitui-se em princípios obrigatórios e depois os pronunciamentos que, representam preferencialmente pontos de vista que servem com orientação
A legislação comercial e a profissão contábil são os principais responsáveis pela normatização de padrões contábeis, sendo que a legislação de 1947 é considerada um marco de desenvolvimento histórico da contabilidade em seuambiente legal e regulamentar, pois estabeleceu regras, para o agrupamento de contas, melhor caracterização para distinguir provisões e reservas, introduziu exigências de que as demonstrações financeiras devem refletir a visão justa e verdadeira da companhia.
Em 1985 surgiu uma robusta legislação sobre direito societário com 747 artigos com 10% sobre matéria contábil. A classificação do tamanho daempresa é feita com base em três parâmetros: vendas totais, ativo total e numero de empregados.
Na Grã-Bretanha tem uma profissão contábil altamente organizada, fruto da experiência e tradição por ter sido o primeiro país do mundo a criar sua entidade profissional representativa da classe contábil. Porém o surgimento da figura do gerenciamento de resultados, na década de 80, como um dos...
tracking img