Contabilidade gerencial

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
CONTAS E PLANO DE CONTAS
contabilidade gerencial



• Em um texto dissertativo comentar sobre contas e a sua função (p.50), teoria patrimonialista (p.54), Plano de contas (p.57), elenco de contas (p.58), importância do plano de contas (p.61).

De acordo com Crepaldi (2008, p.51) contas são denominações contábeis que identificam e controlam elementos contábeis da mesma natureza.As contas representam registros de débitos e créditos da mesma natureza ou espécie, identificadas por nomes, ou melhor, títulos que qualificam elementos patrimoniais como, por exemplo, bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas. Toda conta deverá ter titulação própria adequada para que possa reproduzir com clareza o fato ocorrido.
Todos os acontecimentosocorridos durante o processo patrimonial tais como: compras, pagamentos e recebimentos são registrados contabilmente na sua devida conta, como por exemplo, mercadorias devem ser registradas em estoque, dinheiro em caixa deve ser registrado em caixa.
As contas têm como função registrar os fatos ocorridos financeiramente na empresa.
A função da conta é representargraficamente a variação patrimonial que um fato promoveu no Patrimônio da empresa. Essa variação pode ser a débito ou a crédito da conta. Assim sendo, uma conta pode ser debitada ou creditada. (CREPALDI, 2008, p.51).


A movimentação dos elementos contábeis é registrada através dos lançamentos nas contas correspondentes, estes lançamentos serão efetuados por registros a débito e a crédito dascontas movimentadas.
Deste modo, debitar uma conta é registrar o valor da operação no lado esquerdo de seu razonete, assim como creditar uma conta é registrar o valor da operação no lado direito.
Uma das teorias utilizadas na contabilidade no Brasil é a teoria patrimonialista que considera o patrimônio da empresa como o objeto principal da contabilidade.
De acordo com Crepaldi(2008, p.54) “a teoria patrimonialista aprecia o patrimônio no sentido de objeto e controle”, onde as contas são classificadas em:


• Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens, direitos e obrigações da entidade. Como exemplos: caixa, salários a pagar, contas a pagar.


• Contas de Resultado: São as contas que representam as receitas e as despesas da entidadeonde fazem parte da demonstração de resultado. Como exemplos: Receita de vendas, despesas comerciais, despesas tributárias, despesas financeiras e despesas administrativas, como por exemplo, aluguel, água, luz e telefone.
Para a empresa ter o controle de tudo que está acontecendo financeiramente é utilizado o plano de contas, ou seja, o conjunto de determinadas contas em função de seu ramode atividade e porte.
Crepaldi (2008, p.57) afirma que:


No plano de contas são apresentadas as contas, título e descrição de cada uma, bem como os regulamentos e convenções que regem o uso do plano e de suas contas integrantes do sistema contábil da entidade, tendo como finalidade servir de guia para o registro e a demonstração dos fatos contábeis.


Oplano de contas é o conjunto de contas, previamente estabelecido, que norteia os trabalhos contábeis de registro de fatos e atos inerentes à entidade, além de servir de parâmetro para a elaboração das demonstrações contábeis.
Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: 
a) atender às necessidades de informação da administração da empresa;
 
b) observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma legal de elaboração do balanço patrimonial e das demais demonstrações contábeis Lei 6.404/76, a chamada "Lei das S/A”;
 
c) adaptar-se tanto quanto possível às exigências dos agentes externos, principalmente às da legislação do Imposto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade gerencial
  • contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!