Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Colégio Novo Evolução de Campinas

2013











Contabilidade Gerencial





















Jeniffer Joana Velozo Marcurio

Nº 05 Período Noturno

SUMARIO



1. Introdução a Contabilidade Gerencial

a) O que é controladoria e contabilidade gerencial

b) Sistema de informação gerencial




2. Demonstrativos Contábeis Básicosa) Balanço Patrimonial

b) Avaliação de Estoque

c) Demonstrativos de Resultados

d) Receitas e Despesas




3. Contabilidade Gerencial como Sistema de Informação Contábil

a) Sistema de Informação

b) Construção de Relatórios

c) Planejamento e controle




4. Controle Interno

a) Conceito

b) Categorias de Controles Internos

c)Controle de Sistema de Informação

d) Controle de Procedimento




5. Estrutura dos Relatórios Contábeis

a) Balanço Patrimonial

b) Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)













1. Introdução a Contabilidade Gerencial

As transformações e mutações que o mundo vem se submetendo diante da evolução do mercado e consequentemente das tecnologias, vemcausando impacto nas organizações, mudando culturas, filosofias e pensamentos, assim alterando os conceitos operacionais das entidades nos tempos atuais.
Hoje com peso decisivo, a informação dita em tempo real e com precisão dos conteúdos extremamente importantes para gestão, com a Excelência Empresarial, as informações gerenciais devem cobrir todo o ciclo de vida do produto, o qual em suasdefinições afeta sobremaneira o projeto de sua qualidade.
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da humanidade. Com o desenvolvimento das civilizações e a ascensão industrial a contabilidade, passou a ter maior importância, devido ao surgimento das grandes empresas comerciais e industriais. Com o passar do tempo, esta, foi se desenvolvendo e hoje possui váriasespecializações, tais como: auditoria contábil, contabilidade de custos, perícia contábil, contabilidade rural, e outras. Dentre os diversos ramos de atuação da contabilidade um deles vem obtendo um grande destaque nas últimas décadas, a contabilidade Gerencial, devido à sua importante atuação nas empresas, pois esta promove informações indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento empresarial.

1.a) Oque é controladoria e contabilidade gerencial

A Contabilidade Gerencial funciona como uma ferramenta que auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento de lucratividade, planejamento estratégico.
Também fornece informações úteis a investidores, órgãos governamentais, credores, dentre outros.
O contador que exerce a função gerencial,deve ser altamente qualificado,para que apresente informações claras e objetivas, pois este será o responsável por importantes tomada de decisões dentro da empresa. A Contabilidade Gerencial, num sentido mais profundo, está voltada para a Administração da Empresa procurando suprir as informações que se encaixem de uma maneira efetiva no modelo decisório do administrador.
O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o usode informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatórios propiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a Contabilidade Gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz. O profissional contábil que exerce a função gerencialrecebe o nome de Controller, e este não se prende totalmente aos princípios tradicionais aceitos pelos contadores.
O controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de...
tracking img