Contabilidade Gerencial

Páginas: 5 (1246 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SUMÁRIO









Introdução
Neste trabalho vão ser falados sobre o sistema tributário, seu surgimento, suas funções e seu propósito. Também mostraremos algumas dicas de como economizar nesse país onde são cobrados muitos impostos.
Para as Empresas existem as seguintes opções para tributar o resultado: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional e Lucro Arbitrado. Sendo assim nodecorrer desse trabalho iremos mostrar as diferentes alíquotas para que o empresário possa fazer a melhor opção.
Também será mostrada a foram de tributação pelo Simples Nacional, identificando as principais obrigações acessórias e trabalhistas das empresas optantes por essa tributação.
Com base em todos os conhecimentos das diversas tributações, serão feitos os cálculos de uma determinada empresados anos de 2011 e 2012 para verificar qual a melhor forma de tributação.
Também serão mostradas as alterações do processo de internacionalização da contabilidade brasileira.

Etapa 01
Passo 02
2.1 ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL

A informação contábil deverá cumprir dois pressupostos: a necessidade da informação e o planejamento e controle.
A necessidade dainformação é um elemento essencial para o funcionamento do sistema de informação contábil. A informação deverá se necessária e consequentemente útil. Sua função será atender aos usuários finais e não os contadores.
A tarefa do contador é realizar um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões que serão tomadas no sistema de informação contábil gerencial. Além disso, cabe aocontador desenvolver a mentalidade gerencial nas empresas, usando seus conhecimentos contábeis gerenciais.
Com relação ao planejamento e controle, cabe ao contador buscar a organização para posterior elaboração dos relatórios contábeis gerenciais, ou seja, somente através da elaboração de um planejamento será possível satisfazer plenamente seus usuários.
O primeiro passo para isto é o contadorconhecer o nível de conhecimento contábil de cada usuário, a fim de que ele possa elaborar relatórios focados para cada nível de usuário.
Também é necessário manter o sistema periodicamente atualizado, visto que sem isso se poderá perder a credibilidade das informações.
2.2 FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Para a validade do sistema de informação contábil existem três pontosfundamentais: operacionalidade, integração e o cisto da informação.
São sinais de operacionalidade relatórios práticos e objetivos, que devem ser facilmente entendidos por quem precisa utilizá-los.
As principais características da operacionalidade são:
• Relatórios concisos;
• Elaborados de acordo com as necessidades do usuário;
• Coletados de informações objetivas e de imediato entendimento pelousuário;
• Que não permitam uma única dúvida sequer, ou possibilitem pergunta indicando falta de alguma informação;
• Apresentação visual e manipulação adequada.
Com relação a integração do sistema de informação contábil, podemos identificar quando todas as áreas necessárias para o gerenciamento da informação estejam abrangidas por um único sistema de informação contábil.
Quando o sistema deinformação contábil está integrado há apenas um dado e uma classificação, ou seja, quando um dado é coletado este será utilizado por todos os segmentos do sistema, e todos eles deverão dar o mesmo tratamento em termos de classificação.
Não deve haver necessidade da reclassificação para outros sistemas, a informação será sempre dada pelo mesmo e único sistema contábil de informação.No que se refere ao custo da informação, deverá ocorrer uma análise da relação custo benefício para empresa. O Sistema de Informação Contábil deve possuir custo abaixo dos benefícios proporcionados a organização. Caberá ao contador tornar o sistema gerencial de forma que qualquer empresa possa obtê-lo.
2.3 ABRANGÊNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Como princípio básico, o Sistema de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade gerencial
  • contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial
  • Contabilidade gerencial
  • Contabilidade Gerencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!