Contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 01 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE


2 SURGIMENTO DA CONTABILIDADE


Pode- se afirmar que a Contabilidade seja tão antiga quanto o comércio.
O homem antigo possuía a preocupação de acompanhar a evolução de seu patrimônio.
Em 1494, o Frei Luca Bartolomes Paccioli, contemporâneo de Leonardo da Vinci, promoveu um dos maiores avanços na área contábil: escreveu um livro intituladoSuma de arithmetica, geometria, proportioni e proportionalitá ( “tudo sobre Aritmética, Geometria e Proporção). Tal obra foi concebida em cinco tópicos, sendo um deles referente à Contabilidade.
Luca Paccioli compilou e aprimorou a técnica que até hoje mais se utiliza no mundo contábil: o denominado Método das Partidas Dobradas ( “para cada débito deve haver, pelo menos, um crédito de idênticovalor”)
O que toda história tem mostrado é que a Contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico. Hoje, por exemplo, a profissão é muito valorizada nos países de primeiro mundo. No Brasil, até a década de 60, este profissional era chamado de “guarda-livros”, ao nosso ver, título pejorativo e pouco indicador. Todavia, com o milagre econômico na década de 70, essaexpressão desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.
A profissão de Contabilista no Brasil foi regulamentada pelo Decreto-lei 9.295, de 27 de maio de 1946, ano em que Universidade de São Paulo fundou a Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais.
A Contabilidade não é uma ciência exata. Ela é uma CIÊNCIA SOCIAL, pois é a açãohumana que gera e modifica o fenômeno patrimonial. Todavia, a Contabilidade utiliza os métodos quantitativos (matemática e estatística) como sua principal ferramenta.
A Contabilidade é um instrumento de informação. Com a sua utilização, é possível conhecer toda estrutura econômico-financeira das entidade. Através de registros, essa ciência acumula e resume os dados relacionados com opatrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
Vários são os conceitos existentes sobre Contabilidade, veja caro aluno alguns deles.
Contabilidade: é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica. (I Congresso Brasileiro de Contabilistas - RJ- 1924.
Contabilidade é, objetivamente, um sistema deinformação e avaliação destinado a proves seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. (Pronunciamento do IBRACON aprovado pela CVM através da deliberação 29/860)
Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e ainterpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre a sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. ( Professor Hilário Franco).

Resumindo:
Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o patrimônio das entidades, para fornecer informações a seus usuários.

A partir da análisedesse conceito, podemos extrair algumas informações, quais sejam:
- Objeto da Contabilidade: Patrimônio
O Patrimônio compreende todo o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.

- Campo de aplicação da contabilidade: Entidades
O campo de aplicação da Contabilidade engloba todas as entidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, dedireito público ou privado. No entanto, no caso da Contabilidade Empresarial (nosso objeto de estudo), o campo de aplicação se restringe às empresas, estendidas aqui como entidades jurídicas com finalidade lucrativa.

- Finalidade da Contabilidade: Fornecer informações
A Ciência Contábil, através do estudo e controle do patrimônio das entidades, tem como objetivo principal ou finalidade,...
tracking img