Contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNOPAR- UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
MANHUAÇU- MG

UTILIZAÇÃO DA GESTÃO DE CUSTOS PARA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO EM UMA FÁBRICA DE CAFÉ NA CIDADE DE MANHUAÇU/ MG

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Geral

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se os gestores De uma fábrica de café estão utilizando a Gestão de Custos para sua tomada dedecisão.

1.2.2 Específicos

Identificar um referencial teórico acerca de conceitos, comportamento, procedimentos e gestão da contabilidade de custos. Descrever a importância da contabilidade e gestão de custos como ferramenta de apoio para tomada de decisão na empresa hoteleira.

Realizar uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário na empresa cafeeira sobre o uso daferramenta contabilidade de custos.

A metodologia utilizada para realização do trabalho foi o método indutivo onde através da técnica de pesquisa direta foram enviados questionários aos gestores da empresa do Setor de café na cidade de Manhuaçu- MG. Quanto ao objetivo foi descritiva; quanto ao procedimento foi uma pesquisa do tipo levantamento ou survey e bibliográfica e em relação à abordagemfoi qualitativo-quantitativa.

O questionário consiste em perguntas objetivas de caracterização do perfil do entrevistado, da estrutura da empresa e do uso da ferramenta de custos para tomada de decisão por parte dos gestores. Nenhum critério probabilístico foi utilizado na escolha dos entrevistados,

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CUSTOS

2.1.1 Conceitos de Custos

Muitos dosconceitos básicos utilizados na Contabilidade de Custos são bastante aplicáveis às empresas, tanto os conceitos antigos quanto os mais modernos.

Sá (1995),define custos como tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade. Para Leone (1997), custos referem-se ao valor dos fatores de produção consumidos por uma firma para produzir ou distribuir produtos ouserviços, ou ambos. Martins (1992), refere-se a custos como gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, ou seja, o valor dos insumos usados na fabricação dos produtos da empresa.

Custo também pode ser considerado como gasto, só que é reconhecido como um custo, no momento da utilização de bens e serviços, para fabricação de um produto ou execução de umserviço.

2.1.2 Custos para Tomada de Decisões

Tomada de decisão é a opção entre cursos alternativos, nesse processo a Contabilidade de Custos surge como coletora e relatora de dados relevantes para que a mesma seja tomada.

Para que o processo de tomada de decisão seja utilizado da melhor forma, com mais aproveitamento e resultado é necessário determinar metas, os objetivos a seremalcançados e depois as ações relevantes para quem tomará a decisão.

Segundo Catelli (1999), o modelo de decisão, assim concebido, é visto como um processador de informações, cuja função no processo de tomada de decisão é apoiar o gestor na fase de escolha. 2.1.3 Processo de Tomada de Decisão x Gestão

Sabe-se que é de extrema importância que o processo de tomada de decisão esteja em perfeitaharmonia com o processo de gestão, que os resultados esperados de uma tomada de decisão estejam de acordo com os resultados planejados pela empresa ou que, no mínimo, não estejam contra estes resultados planejados.

Segundo Catelli (1999), o processo de tomada de decisões tem uma perfeita correspondência com o ciclo gerencial de planejamento, execução e controle.

Com isso as diversasetapas analíticas do processo de tomada de decisões podem ser identificadas com cada uma das fases do ciclo gerencial.

Os objetivos atuante de uma empresa são inúmeros, ou pelo menos devem ser muitos, ou seja, um acréscimo nas vendas, uma redução de custos, uma posição no mercado, a obtenção de um novo cliente, etc., para que esse processo seja colocado em prática é necessária a atuação...
tracking img