Contabilidade conceitos basicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS















PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL



















Itumbiara-GO,
2012


















produção interdisciplinar individual






Trabalho apresentado ao Curso Superior Ciências Contábeisda UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para avaliação nas disciplinas Contabilidade básica, Fundamentos da administração, Introdução ao direito público e privado e Matemática.



















Itumbiara-GO,

2012.

SUMÁRIO







Introdução 3
Desenvolvimento 3
Considerações finais 12
Referências bibliográficas 13



ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIASCONTÁBEIS




Introdução

A proposta deste trabalho consiste na apresentação dos aspectos básicos ou introdutórios em contabilidade, também chamada de ciências contábeis, oportunidade em que se procura aplicar o aprendizado dos conteúdos ministrados no primeiro semestre do curso de graduação da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Para realizar a apresentação dos já referidosaspectos introdutórios em ciências contábeis toca-se em pontos básicos como o conceito, objeto e objetivo da contabilidade, discorrendo-se a seguir sobre a escrituração contábil e a importância da contabilidade na gestão empresarial, momento em que se aborda o que são demonstrações contábeis, a missão e visão empresarial, o processo administrativo, o ambiente das organizações, realizando-se aindauma breve digressão sobre os aspectos jurídicos relevantes para o profissional contábil, finalizando-se com uma abordagem das principais operações matemáticas que permeiam ou norteiam os cálculos contábeis.
Na elaboração desta apresentação teórica de cunho interdisciplinar em torno dos aspectos introdutórios em ciências contábeis faz-se uso da pesquisa bibliográfica com base no materialdidático disponibilizado para o primeiro semestre do curso pela Unopar (ARAMAM; SAMPAIO, 2009; COSTA, 2009; ESPOLADOR, 2009 e SILVA, 2009) bem como de outras fontes devidamente citadas e identificadas na parte que se destina às referências bibliográficas deste trabalho.


Desenvolvimento

O primeiro aspecto introdutório em ciências contábeis que se aborda neste trabalho refere-se aoconceito, objeto e objetivo da contabilidade, fazendo-se útil esclarecer que o estudo da contabilidade é antigo e ao longo dos anos vem evoluindo graças aos diversos estudos que tornam possível o surgimento e desenvolvimento de formas novas e melhores do controle do patrimônio a partir de um sistema de informações que ajudam na tomada de decisões, garantindo-se assim o sucesso de uma dada organização,independente de seu tamanho e área de abrangência (COSTA, 2009).
No que diz respeito ao conceito de contabilidade, torna-se importante conhecer como alguns pesquisadores da área a apresentam e definem, sendo que uma dessas apresentações deixa claro que “[...] contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos,em relação à eficácia das células sociais” (SÁ, 1998, p. 42).
Outra conceituação ou definição digna de nota evidencia que contabilidade é


[...] a ciência que estudo os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com o fim de oferecer informações eorientação – necessárias à tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial (FRANCO, 1997, p. 12).




Ainda com vistas as apresentar outro pesquisador na área de ciências contábeis sobre o conceito de contabilidade, tem-se a argumentação de que contabilidade consiste no “[...] estudo do patrimônio,...
tracking img