Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
contabilidade básica
No Brasil, entre dez empresas, nove são classificadas como micro ou pequenas empresas, de acordo com dados estatísticos do SEBRAE, as quais absorvem um maior contingente de mão de obra em relação às grandes; isso é bom! O grande problema é que essas organizações muitas vezes não suportam as pressões normais do cotidiano e acabam encerrando suas atividades. São postos deserviços fechados, produtos ou serviços que deixam de ser oferecidos à sociedade, enfim um verdadeiro desperdício dos recursos que compõem as organizações.

A abertura do próprio negócio foi a saída encontrada por muitas pessoas em 2010, ano em que a economia brasileira passou por um período de forte instabilidade. Naquele ano, em razão das eleições presidenciais, o País viveu um momento deincertezas, o que contribuiu para elevar a inflação, reduzir os investimentos na economia e a renda familiar.
Com isso, muitos foram em busca do próprio negócio, buscando na prestação de serviços a saída de um período de crise econômica.
Os dados do IBGE revelam ainda que é preponderante o número de micro empresas comerciais. Já entre as grandes empresas, a atividade do setor de serviços é mais forte.No ano de 2010, no entanto, o setor de serviços foi o que teve maior variação positiva em número de pessoas empregadas na micro e pequena empresa. Segundo o IBGE, houve um crescimento de 13% no número de pessoas ocupadas das microempresas no setor de serviços.
Esse movimento mostra claramente, segundo Morais,
a saída encontrada pelas pessoas em 2010, que foi a abertura de pequenosempreendimentos para a prestação de serviços.
Os dados do IBGE mostram que, em 2010, a economia das empresas formais empregou 27,561 milhões de pessoas, contra 25,857 milhões em 2009. Esse número representa 36% de toda a ocupação no País, incluindo serviço público, militar, emprego rural e outras atividades autônomas.
Somente as micro e pequenas empresas formais empregaram, em 2010, 15,757 milhões de pessoas(57,2% do total). Se forem considerados os negócios informais, pode-se dizer que as micro e pequenas empresas empregam cerca de 28,8 milhões de pessoas no País. Esse cálculo leva em conta os últimos dados disponíveis sobre a informalidade no País do IBGE, de 1997, que estimam em 13 milhões o número de informais urbanos. Existem ainda outros 4,1 milhões de trabalhadores do campo, que são pessoasque trabalham em estabelecimentos familiares e também são informais.
A comunidade empresarial tem que acordar para a realidade, especialmente os micros e pequenos empresários que lutam para consolidação de seus negócios, de que precisam de profissionais em Gestão Empresarial orientando os processos dentro dessas organizações.
O profissional que poderá vir a demonstrar e convencer essesempresários de que o planejamento é uma ótima ferramenta de previsão e controle é o Controller. Ele possui a função de orientar os empresários a tomar a melhor decisão para a sua empresa.
Um Exemplo da Influência do Contador na Tomada de Decisões A produtora e apresentadora Tamy Simas, da Bichos e Cia. Promoções e Eventos, fala com seu contador, Roberto Cabral, praticamente todos os dias. "Quando precisadecidir em que segmentos atuarem ou se vão fechar novos negócios, sempre conversa com ele.” “Ela acredita que a maioria dos empresários pede ajuda aos contadores por causa da proximidade”. A resposta é imediata, ele já conhece a empresa e os meus gostos, então é a primeira pessoa a quem recorro.
A influência dos Fatores Ambientais
É tudo que envolve a empresa e é tudo o que está alémdas fronteiras ou limites da organização. O ambiente é caracterizado por intensa competição, dificuldades econômicas, mudanças tecnológicas, incertezas sobre políticas governamentais e outros fatores que ameaçam o seu futuro. O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade, as noções, organizações, empresas,...
tracking img