Contabilidade basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma breve abordagem do conteúdo estudo nesse primeiro semestre, veremos um pouco de como é necessária a utilização da matemática no exercício da profissão de contador, também o quão importante se faz o uso da administração para uma que gestão seja bem sucedida, quais as condições legais necessárias para a formação de uma pessoa jurídica e enfim a contabilidade e suas aplicações.
CiênciasContábeis, integra a área das Ciências Sociais Aplicadas, formando, juntamente com a Administração e a Economia, um novo grupo denominado de Ciências Gerenciais. Forma profissionais capazes de gerenciar a contabilidade de entidades, de tomar decisões adequadas e oportunas ao destino das organizações e de prestar contas da gestão perante a sociedade.

A matemática é imprescindível como ferramenta paracompreender os cálculos financeiros, bem sabemos a dificuldade das empresas se manterem no mercado devido a diversos fatores, dentre eles, os impostos abusivos que se paga em nosso pais
“Impostômetro’ atinge R$ 500 bilhões 21 dias mais cedo do que em 2010.”
Além disso o principal objeto da contabilidade (o patrimônio das empresas) é composto por bens, direitos e obrigações, os quais possuem seuvalor financeiro, é com base na matemática que o contabilista controla esse patrimônio e fornece informações para devida tomada de decisões.
São utilizados cálculos financeiros como os de porcentagem, razões e proporção, matrizes, juros dentre outros.
Ainda que a Contabilidade se utilize métodos quantitativos, não podemos confundi-la com as ciências Matemáticas (ou exatas), que têm por objetoas quantidades consideradas abstratas que independem das ações humanas.
Na Contabilidade, as quantidades são simples medidas dos fatos que
ocorreram em razão da ação do homem (MARION, 2003, p. 26).

O bom administrador não somente enxerga a oportunidade, mas planeja, organiza, dirigi e controla toda a gestão de uma empresa sabendo assim qual o melhor caminho a seguir. A grande influencia doambiente externo sobre as organizações deve ser levada em consideração, como exemplo citado no texto “Cenário de otimismo para as pequenas empresas gaúchas”. “Temos convicção de que existe espaço para micro e pequenas empresas com a copa de 2014.” Esse é um dentre muitos fatores de ambientes externo que causam influência sobre as organizações, o administrador deve ter a capacidade de percepção parareadaptar a empresa conforme necessidades de mercado.
Organizações: Estão inseridas dentro de vários ambientes que irão influencia-las e serão por elas influenciados.
Ambiente externo são as forças que estão fora do muro da instituição, temos como exemplo aspectos econômicos, sociais, tecnológicos e ambientais, assim como entidades representadas pelos bancos, fornecedores, clientes,sindicato, governo e concorrentes. O ambiente externo tem ganho proporção cada vez maior..
Ambiente interno são todos os recursos interno da organização alocados em aspectos físicos, financeiro, humano e tecnológico que, embora tenha maior controle, irão sofrer impacto direto do ambiente externo.
Para constituir uma empresa são necessários três quesitos básicos: Vontade humana, Observância dascondições legais e licitude dos objetos, entende-se por pessoa jurídica a entidade constituída por homens e bens, com vida, direitos, obrigações e patrimônios próprios. Da Observância das condições legais, ser relativamente capaz perante o código civil
P A R T E    G E R A L
LIVRO I
DAS PESSOAS
TÍTULO I
DAS PESSOAS NATURAIS
CAPÍTULO I
DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE

Art. 3o São absolutamenteincapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
I - os menores de dezesseis anos;
II - os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para a prática desses atos;
III - os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:
I - os maiores de...
tracking img