Desemprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de desemprego

No Brasil e no mundo há seis tipos de desemprego:
Desemprego estrutural ou disfarçado: causado pela distribuição irregular de terras nos países subdesenvolvidos, e a falta deequipamentos de trabalho para as pessoas aptas a trabalharem.
Desemprego estacional ou sazonal: é quando certas indústrias reduzem seu quadro de funcionários em certas épocas do ano, pela diminuiçãoou pela interrupção periódica da atividade nessas indústrias.
Desemprego tecnológico: ocorre quando a empresa emprega a tecnologia em certos setores de trabalho, substituindo a mão-de-obra humana.Desemprego friccional: não há um encontro entre a mão-de-obra e as vagas disponíveis no mercado.
Desemprego voluntário ou de espera: no qual o indivíduo não quer trabalhar ao salário vigente.Desemprego involuntário: no qual o indivíduo, apesar de aceitar trabalhar ao salário vigente e mesmo abaixo deste, não consegue emprego.


Desemprego no Brasil

No Brasil, é grande a preocupação dostrabalhadores, dos sindicatos, das autoridades e dos estudiosos de problemas sociais, a respeito de não possuirmos dados precisos sobre o desemprego, isto porque, enquanto o IBGE fala em taxa de 12%, aFundação Seade/Dieese fala em 18% na região metropolitana da Grande São Paulo. A verdade é que temos, hoje, em qualquer família alguém desempregado. Essa é uma realidade que está muito próxima decada um de nós. O desemprego causa vários problemas: para o desempregado, para a família e para o Estado. Para o cidadão desempregado e sua família, o desemprego provoca insegurança, a indignidade,aquela sensação de inutilidade para o mundo social.
A consequência do desemprego do Brasil também pode estar ligada ao sistema educacional que necessita de uma melhora, preparando novas gerações para aversatilidade do mundo moderno.
Outro grande fator que pode aumentar e explicar significativamente a taxa de desemprego é o avanço da tecnologia, onde uma máquina substitui o trabalho de 10, 20 ou 40...
tracking img