Contabilidade (analise de credito)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS ÍNDICES DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de estudo sobre as demonstrações contábeis, tendo como objetivo a avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros.
Podemos definir análise de balanço como a aplicação do raciocínioanalítico dedutivo sobre os valores dos elementos patrimoniais e suas inter-relações, expressos nas demonstrações contábeis de uma entidade, com a finalidade de conseguir uma avaliação econômico-financeira da sua situação e do andamento das suas operações. O objetivo geral é obter elementos para o processo de avaliação da continuidade financeira e operacional da entidade analisada.Existem estudiosos que defendem a tese de que a contabilidade gerencial é uma extensão da contabilidade financeira; entretanto, também é aceita a visão de que a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial necessitam ser tratadas como temas diferentes. Neste caso é importante entender que existe uma relação direta entre estes dois ramos da contabilidade e que as ações que serãoimplementadas pela administração sofrerão os reflexos das informações apresentadas tanto gerencialmente como financeiramente.

As informações apresentadas para os gestores devem ser embasadas em dados e valores retirados das demonstrações contábeis da empresa, assim podemos dizer que o objetivo da contabilidade como um todo é fornecer informações para que os usuários,internos ou externos, possam decidir qual o melhor caminho que deverão tomar.

A principal diferença entre as duas contabilidades não está na origem das informações, mas sim no final, ou seja, quem serão os usuários destas informações, pois cada segmento empresarial ou pessoa tem suas necessidades e expectativas quanto às informações que serão utilizadas, podemos dizer queas duas contabilidades apresentam situações distintas.

Entende-se por contabilidade gerencial a parte da contabilidade que fornece informações para as tomadas de decisão da administração; estas decisões irão fundamentar as ações para o atingimento dos objetivos da empresa. É representada pela parte do sistema contábil que se dedica às informações para os usuários internosda empresa, estas informações são embasadas nas demonstrações financeiras.

Na contabilidade gerencial são necessárias algumas ações que buscam identificar, preparar, valorar, mesurar, interpretar e comunicar as informações que serão apresentadas aos usuários internos.

A contabilidade financeira é aquela que esta relacionada com a elaboraçãodas demonstrações contábil-financeiras, é a vertente da contabilidade que apresenta as informações para o público externo, respeitando a Lei societária e as normas contábeis.

A legislação contábil, já de acordo com normas internacionais, apresenta que o objetivo das demonstrações contábeis é dar informações sobre a posição financeira e patrimonial de uma empresa, além depermitir aos usuários destas informações a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras (dinâmica da empresa).

Podemos concluir que a contabilidade gerencial visa mostrar, com base nas informações contábeis/financeiras, a posição econômico-financeira atual da empresa, a fim de quea administração possa tomar as decisões operacionais necessárias.

A principal finalidade da análise gerencial é dar informações para as pessoas interessadas, referentes à:
✓ Demonstrar a atratividade de investimentos em ações;
✓ Facilitar a concessão de créditos;
✓ Demonstrar a capacidade de pagar suas dívidas; solvência da...
tracking img