Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. MEIO AMBIENTE

Para compreendermos mais sobre a Contabilidade Ambiental, temos a necessidade de entender também, o que é o meio ambiente, e porque ele tem sido tão discutido nas ultimas décadas por empresas, governantes e em especial pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de inúmeras conferências sobre o meio ambiente.
O meio ambiente pode ser definido como: conjunto deorganismos vivos, ar, água, solo e subsolo, fauna, flora, energia solar e paisagem. Todos esses elementos fazem com que a Terra, seja considerada comprovadamente, o único planeta capaz de existir seres vivos.
A importância do meio ambiente fica evidenciada, conforme é citado no livro Contabilidade e Gestão Ambiental.
“Os organismos vivos dependem de todos eles, inclusive o homem. A vida animal dependedas plantas numa seqüência de vínculos interconectada conhecida como cadeia trófica. As plantas servem-se de água, do dióxido de carbono e da luz solar para converter matérias-primas em carboidratos, através da fotossíntese.” José Eduardo Prudêncio Tinoco, Maria Elisabeth Pereira Kraemer, Contabilidade e Gestão Ambiental, pg 35.
A preocupação com o meio ambiente aconteceu, a partir da RevoluçãoIndustrial, no século XVIII, na Inglaterra, onde a produção artesanal diminuiu, dando espaço a produção em larga escala, com a descoberta da máquina a vapor, onde sua principal fonte de energia era o carvão mineral e o crescente aumento populacional.
A tabela abaixo demonstra como a população mundial esta crescendo, contribuindo assim, cada vez mais para a escassez dos recursos naturais.Crescimento da população Mundial
Ano do nascimento de Cristo População mundial de cerca de 200 milhões
Início do século XVII População de cerca de 500 milhões
Início do século XIX População pela primeira vez chega a 1 bilhão de pessoas
Início do século XX População chega a 2 bilhões de pessoas
Década de 1970 População atinge 4 bilhões de pessoas
Início do século XXI População superior a 6 bilhõesde pessoas
2025 População superior a 8 bilhões de pessoas
Fonte: Programa das Nações Unidas sobre População
No período da Revolução Industrial, achava-se que os recursos naturais eram infinitos, portanto utilizavam tais recursos sem nenhuma preocupação de seu esgotamento, além disso, houve um aumento da poluição ambiental, juntamente com poluição sonora, criando conseqüências nocivas para asociedade.
Tudo isso nos reflete a dizer que, todos os problemas ambientais existentes hoje, poderiam ter sido evitados ou pelo menos amenizados, se houvesse uma educação ambiental no período da Revolução Industrial.
No Brasil o meio ambiente foi tratado pela primeira vez na Constituição Federal em 1988, onde o Art. 225 tem o seu principal papel de nortear o assunto meio ambiente.
Art. 225 -Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Fica evidenciada, então, nesse artigo da nossa Lei Fundamental a preocupação em preservar e defender os recursos naturais, sabendo que, para isso seránecessário o trabalho em conjunto do Poder Público, das empresas e da comunidade, para obtermos uma qualidade de vida melhor. Portanto temos que nos educar e conscientizar que esses recursos são finitos e de bem comum, e precisamos conservá-lo para que gerações futuras tenham também o mesmo direito usufruí-lo.

1.1 – Conceitos Básicos

Para entendermos um pouco mais sobre o meio ambiente, éimportante conhecermos alguns conceitos básicos que norteiam o assunto, pois somente nos interando do tema poderemos exercer nossa função de verdadeiros cidadãos, ajudando a recuperar e preservar a natureza.
No Brasil em 1999, foi proposta a educação ambiental no processo educativo, que tem como objetivo difundir o conhecimento do meio ambiente, com a função de conscientização e preservação dos...
tracking img