Contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo do artigo foi de analisar a evolução das publicações científicas em contabilidadeambiental no Brasil. O período da pesquisa foi entre 2005 e 2010. A pesquisa foi direcionadaa seis periódicos nacionais na área contábil classificados com conceitos B1 e B3 pela CAPES.O método utilizado foi o da pesquisa descritiva. No período analisado foram publicados 667artigos, sendo que 32deles na área de contabilidade ambiental. Os resultados evidenciam umaevolução nas publicações na área de contabilidade ambiental, com ênfase nos anos de 2009 e2010. Em relação às revistas com maiores números de artigos publicados, o estudo mostraque as revistas Universo Contábil e Contabilidade Vista & Revista são as que possuem maiornúmero de artigos publicados 12 e 8 respectivamente, do totalde 32 publicações na área decontabilidade ambiental. O estudo indicou que as instituições de ensino superior com maiornúmero de artigos publicados nas revistas de contabilidade analisadas, em ordem decrescente,foram Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), com três publicações cada uma; o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), aUniversidade de Brasília(UNB) e Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) possuem duaspublicações cada uma; as demais instituições perfazem um total de 20 publicações. Por fim,destaca-se que o estudo é importante, uma vez que mapeou os estudos acadêmicos na área decontabilidade ambiental.Palavras-Chave: Pesquisa em contabilidade, contabilidade ambiental, periódicos nacionais.

1.



INTRODUÇÃO

Segundo Calixto(2004, p. 13) “a questão ambiental surgiu na literatura contábil commaior intensidade a partir da década de 1970.”Entretanto, ainda em alguns países a Contabilidade Ambiental se encontra em fase dedesenvolvimento como é o caso do Brasil.Carneiro, De Luca e Oliveira (2008) citam as pesquisas de Nossa (2002) e Paiva(2003) na qual identificam que a Contabilidade Ambiental no Brasil ainda está em fasededesenvolvimento inicial e o nível de evidenciação das informações ambientais é muitopequeno comparativamente às políticas de gestão ambientais adotadas pelas empresas. Cabe destacar que existem vários aspectos que limitam a utilização dos conceitos dacontabilidade ambiental pelas empresas.O principalmente problema é a dificuldade de identificar e quantificar os impactosambientais. De acordo comRibeiro (2006) apesar das dificuldades são diversas as técnicas daqual a contabilidade poderia estar se valendo para obter um valor, ainda que aproximado, doscustos e passivos ambientais incorridos no processo de obtenção das receitas.
Sobre este aspecto,Carneiro, De Luca e Oliveira (2008, p. 46) também destacam que:

a Contabilidade Ambiental pode ser considerada mais ambiciosa do queaContabilidade tradicional, uma vez que busca conhecer as externalidades negativas eregistrar, mensurar, avaliar e divulgar todos os eventos ambientais; o que nemsempre é tarefa simples uma vez que mensurar os impactos ambientais pode trazerum grau de complexidade para o qual a Contabilidade, no estágio atual, ainda nãooferece os instrumentos adequados para lidar com a questão.

Outro ponto tambémmencionado por Ribeiro (2006) é que os princípios contábeis, naforma em que estão definidos atualmente, não estimulam o desenvolvimento da contabilidadedo aspecto da responsabilidade social, principalmente no que diz respeito aos Princípios daPrudência e da Competência.Calixto, Barbosa e Lima (2007) comentam que apesar da escassez de informaçõesambientais divulgadas nos relatórios contábeis,autores como Ribeiro e Martins, (1993); Paiva(2003) e Machado (2003) constataram que diversas empresas investem em meio ambiente,apesar de não divulgarem, claramente, em seus relatórios tais investimentos, os mesmosexistem e deveriam ser destacados contabilmente.Diante deste cenário, Calixto, Barbosa e Lima (2007) destacam que o cenário poucoestimula, incentiva e conduz a pesquisa empírica em...
tracking img