Contabilidade agricola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade Rural
Contabilidade Agrícola X Contabilidade de Criação

A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou particular (aplicada a certo ramo de atividade ou setor da economia). Quando aplicada a um ramo especifico, normalmente é denominada de acordo com a atividade daquele ramo: Contabilidade Agrícola – é a Contabilidade Geral aplicada às empresasagrícolas. A Contabilidade de Zootécnica ou de Criação – é a contabilidade Geral aplicada às empresas que exploram a criação de animais.
Na concepção de Marion (2010:02), a atividade agrícola pode ser dividida em dois grandes grupos, onde o primeiro são as culturas hortícola e forrageira, as quais trazem em seu bojo os cereais (feijão, soja, arroz, milho, trigo, aveia, etc.), as hortaliças (verduras,tomate, pimentão, etc.), os tubérculos (batata, mandioca, cenoura, etc.), as plantas oleaginosas (mamona, amendoim, menta, etc.), as especiarias (cravo, canela, etc.), as fibras (algodão, pinho, etc.) e a floricultura, forragens, plantas industriais.

Nessa linha de trabalho, Marion (2010:2) mostra que dentro da atividade agrícola encontra-se outro grupo, os da arboricultura, onde é formado oflorestamento (eucalipto, pinho, etc.), os pomares (manga, laranja, maçã, etc.) e os vinhedos, olivais, seringais, etc.

Em outro momento, a contabilidade rural continua destacando seus estudos para outro grupo – o da zootécnica (criação de animais), a qual também possui uma subdivisão, onde Marion (2010: 2-3) a divide em apicultura (criação de abelhas), avicultura (criação de aves), cunicultura(criação de coelhos), pecuária (criação de gado), piscicultura (criação de peixes), ranicultura (criação de rãs), sericicultura (criação do bicho-da-seda) e pequenos animais.
Com relação à contabilidade agrícola devemos considerar basicamente o tipo de cultura existente: cultura temporária ou cultura permanente. Culturas temporárias são aquelas sujeitas ao replantio após a colheita. São arrancadasdo solo para que seja feito novo plantio, como é o caso do arroz, feijão, milho e outros cereais. Estas plantações são contabilizadas no Ativo Circulante, na conta "Cultura em Formação" e sub-conta com o nome específico da cultura.
 Todos os custos como sementes, fertilizantes, mudas, inseticidas, depreciação de tratores, mão-de-obra, mudas, demarcações, serviços profissionais e demais gastos coma cultura serão registrados nesta rubrica.
Culturas permanentes ou perenes são aquelas que duram mais de um ano e proporcionam mais de uma colheita. É o caso da cana-de-açúcar, citricultura (laranjeira, limoeira... cafeicultura, frutas arbóreas (maçã, pera, uva, goiaba ... ) e outros. Neste tipo de plantação os custos para a fon-nação da cultura serão considerados Ativo Permanente -Imobilizado. Todos os custos com adubação, formicidas, mão-de-obra, seguro da cultura, sementes, mudas, produtos químicos, depreciação de equipamentos utilizados na cultura, etc, são acumulados na conta "Cultura Permanente em Fon-nação" (maçã, uva, araucária, pinus, etc.).
 Quando a cultura estiver formada, fato que pode levar até alguns anos, como é o caso de certas qualidades de macieiras, 04 anos para aI' florada e produção, transfere-se o valor acumulado na conta "Cultura Permanente em Fon-nação" para a conta "Cultura Permanente Formada", identificando-se com unia sob conta a cultura específica.
Por constituir-se a pecuária bovina no Brasil, como já citado, numa atividade de grande relevância econômica e também por estar presente em grande parte das propriedades rurais, apresentamos aseguir, características da atividade pecuária e alguns entendimentos contábeis. Em se tratando de contabilidade pecuária no Brasil, há dois métodos de avaliação do estoque vivo (plantel): valores de custo, e valores de mercado. Apresentam-se a metodologia desses dois métodos, seus efeitos fiscais e gerenciais.
Faz-se necessário, preliminarmente, alguns comentários sobre a atividade pecuária...
tracking img