Contabilidade 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Eduardo T.S. Alencar – Organização Gelre

Resumo

Muitos empresários, executivos e gestores sabem que a psicologia, em especial focada no campo organizacional fornece diversos conceitos à administração de empresas enquanto ciências preocupadas com o fenômeno humano dentro das organizações. Poucos sabem que a psicologia ainda é nova e não concentra uma única vertente teórica,abrangendo em sua totalidade diversas visões de homem, mundo e a relação entre eles. Objetivando esclarecer o que poucos sabem, o presente artigo aponta as contribuições de uma vertente teórica da psicologia ao campo organizacional: O Behaviorismo Radical de B.F. Skinner. O resultado é a possibilidade de refletir sobre a presença desta visão de homem, mundo e suas relações, que enfatiza contingências viaAnálise do Comportamento Humano.

Palavras Chaves: Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento Aplicada a Organizações, Psicologia Organizacional


Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2001), o termo behaviorismo foi inaugurado por John B. Watson, publicado em artigo em 1913, que apresentava o título: "A psicologia como os behavioristas a vêem". O termo inglês "Behavior" significacomportamento, por isso, para denominar esta tendência teórica, usamos o behaviorismo, e também, comportamentalismo, análise aplicada do comportamento, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, análise cognitiva do comportamento, etc.

Watson negligenciava fenômenos como a consciência, pois acreditava que a psicologia deveria ser uma ciência natural, empírica e portanto, tomarcomo seu objeto de estudo, apenas os comportamentos observáveis. Esforços de Watson em tornar a psicologia uma ciência de “renome” no campo científico incentivaram o surgimento de outros behaviorismos.

O mais importante dos behavioristas que sucederam Watson foi B.F. Skinner (1904 - 1990). O Behaviorismo de Skinner influenciado por muitos psicólogos norte-americanos e de vários países onde apsicologia norte-americana tem grande penetração, como o Brasil. Esta linha de estudo ficou conhecida por Behaviorismo Radical, termo cunhado pelo próprio Skinner em 1945, para designar uma filosofia da ciência do comportamento (que ele se propôs a defender) por meio da análise experimental do comportamento. A base desta corrente está na formulação do "comportamento operante". Este Behaviorismo éradical à medida que nega quaisquer status mentalistas como determinantes de condutas. Sentimentos, pensamentos e afins são tão comportamentos como qualquer outra conduta e, portanto, são analisados sob os mesmos conceitos e determinantes do comportamento.

O condicionamento operante, que Skinner acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov, deu origem aoconceito de “comportamento operante”. Os dois conceitos (Skinner e Pavlov) estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado, segundo Skinner (2001), é uma reação a um estímulo casual, já o condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É ocaso do rato faminto que, numa experiência de laboratório, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá (probabilidade) a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação doindivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.

O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O...
tracking img