Contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://sites.ufs.br/catalago/pdf/CATALOGO_UFS_AREA_5.pdf

Contabilidade: Internacionalização e Modernidade |
  30/11/2010,  947 leituras  |
Leia texto da aluna Cristina Pagotto dos Santos (2º período de contabilidade) sobre tema abordado na 21ª Convenção dos Contabilistas, no 5º Encontro da Mulher Contabilista e no 5º Encontro de Auditores e Peritos do Espírito Santo

O momento atual,com as inovações e modernizações, na contabilidade passa à exigir uma nova forma de atuação do profissional contábil , levando-o à necessidade de aperfeiçoamento tecnológico.

O papel do contador na sociedade é, a cada dia, mais relevante. Ao contador não cabe somente registrar e controlar fatos administrativos, gerar guias e escriturar livros, o chamado de guardador de livros á anos atrás, comoa maioria das pessoas pensam. Conhecendo total e profundamente a empresa, o contador cria a percepção para o que ainda não aconteceu. Desta atitude é possível que o profissional de contabilidade seja capaz de dar sua opinião sobre o futruro da empresa, sendo sim, peça fundamental para a sobrevivência e tomada de decisões da mesma, além de contribuir para sua continuidade.

Devido às constantesfiscalizações promovidas pelos Municípios, Estados e União, obriga o profissional contábil á uma transformação radical no comportamento para com as empresas, em conseqüência da contabilidade. Com o novo código a responsabilidade do contador aumenta e muitos profissionais ainda não perceberam. A globalização dos negócios relacionada com a Lei 11638/2007 mostra que as demonstrações contábeis obrigamo profissional contábil a reaprender tudo aquilo que parecia já conhecido, um padrão contábil internacional também fará parte do leque de modificações que veio com esta Contabilidade Internacionalizada e Moderna.

Esta convergência internacional contábil, no momento, uma novidade no mundo da contabilidade significa que todas as empresas brasileiras terão que adaptar seus demonstrativos contábeisde forma que organizações de diversos países possam entendê-los e compará-los, harmonizando as práticas contábeis internacionalmente, aumentando a visibilidade do Brasil e a competitividade das empresas brasileiras nestes tempos de globalização.

Trará uma simplificação, racionalização e padronização das informações que para tanto, será necessário muito investimento em hardware, software e nacapacitação de pessoas.

Desta maneira faz-se necessário estar sempre atualizado. O contabilista do século XXI terá que se tornar um profissional multidisciplinar, e sua profissão já está caracterizada pela modernidade e variedade em campos de atuação. |

RESUMO
 
  
A globalização e a evolução tecnológica abriu o mercado internacional, com isso, a contabilidade necessita de algumasreformulações para preparar os profissionais a atuar no mercado cada vez mais competitivo.
Com a globalização veio um novo perfil do profissional contábil, uma meta árdua, mas gratificante, o qual deverá ser mais flexível, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão não apenas a nível nacional, mas também internacional.
A questão relacionada com ainternacionalização dacontabilidade já vem despertando o interesse de algunscientistas contábeis para um estudo mais elaborado que atenda as dificuldades einovações surgidas a cada dia para acompanhar a rapidez na qualidade dasinformações.
Este artigo tem como objetivo mostrar como os profissionais contábeis devem se preparar para atender as expectativas do mercado buscando melhoria na sua qualificação para atender omercado globalizado.
 
PALAVRAS-CHAVES: Globalização, profissional contábil, perfil profissional.
 
1. INTRODUÇÃO
 
O Brasil é um dos principais países do Mercosul, com isso, os profissionais contábeis devem estar mais conscientes de sua importância nos cenários econômico e social, buscando a renovação para vencer as novas competições e desafios gerados pelo mercado, visando atender...
tracking img