Consumo desacelerou, mas ainda sustentou crescimento do pib, diz ibge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Consumo desacelerou, mas ainda sustentou crescimento do PIB, diz IBGE
RIO – A desaceleração da economia brasileira em 2011, quando o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 2,7%, dificultou o aumento doconsumo das famílias, que cresceu 4,1% no ano passado, em comparação com 2010. Mesmo assim, os gastos das famílias, que representam 60% do PIB, continuaram a sustentar o crescimento da economiabrasileira. As afirmações são do coordenador de contas nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto.
A importância dos gastos familiares para o PIB fica mais evidentequando o resultado de 2011 é comparado ao crescimento observado no ano anterior. Em 2010, quando o PIB avançou 7,5% em relação a 2009, o consumo das famílias cresceu 6,9%. 
“O que se viu foi umadesaceleração, não uma queda. A grande importância do consumo das famílias é que ele mantém a produção e essa produção puxa o investimento”, disse Olinto.
Segundo o especialista do IBGE, o que sustentouo aumento do consumo das famílias em 2011 foram as elevações na massa salarial real e no saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para pessoas físicas. Na passagem de2010 para 2011, a massa salarial real cresceu 4,8%, ao passo que o saldo de operações de crédito do sistema financeiro com recursos livres para pessoas físicas registrou aumento nominal de 18,3%.Responda:
Como será o planejamento estratégico das empresas, frente a queda do comportamento do consuma das famílias, baseado na desaceleração do consumo.
O planejamento estratégico deve considerar asmaneiras de agir e pensar dos consumidores, pois os mesmos, com essa desaceleração de consumo, não deixaram de consumir daí resulta o crescimento do PIB. Visando o mercado consumidor as empresas buscampreço e qualidade em seus produtos. Buscando atender o mercado, as empresas, investem pesado em estratégias de marketing para tentar despertar e chamar a atenção dos clientes oferecendo várias...
tracking img