Consumismo

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2014
Na atual sociedade, também identificada como “sociedade de consumidores” ( BAUMAN, 2008 ). Todas as pessoas, independentemente de condições econômicas, gênero, idade e grupo social, são convocadasa fazer parte das redes sociais. Hoje podemos afirmar que a infância é uma invenção do mundo moderno. Por mais que faça parte do senso comum significar a infância como uma fase da vida caracterizadapela ingenuidade, a dependência e a docilidade, trata-se de uma construção, uma invenção de uma época que foi naturalizada, essencializada e generalizada para todas as crianças.
Há muitas infâncias,todas elas construções sociais,(...) todas produzidas pelas culturas em que estão inscritas e marcadas por essas profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais a que assistimos apartir da segunda metade do século XX.
Harvey
Atualmente, mais do que um fenômeno da economia, o consumo é uma condição existencial que praticamente matiza as culturas de todas as regiões e locais doglobo.
BaumanA infância e as crianças também foram ressignificadas no interior desta nova condição que configura a “sociedade dos consumidores” de Bauman.
Juliet SchorNascidos para comprar .Aliança entre crianças e consumo. Mercado começa a ganhar relevância e espaço por meio das campanhas publicitárias onde o objetivo é fazer das crianças consumidores. Propaganda da sandália Hello Kit. Anova regra é que crianças e marqueteiros unam forças para convencer os pais a gastarem dinheiro. Hoje o marketing mudou seu público favorito: do marketing exclusivo às mães para o marketing que enxerga acriança como consumidora em potencial – o marketing infantil. A sociedade atual molda seus membros primeiro e acima de tudo pelo dever de desempenhar o papel de consumidor.
Segundo Costa as criançasde hoje nascem dentro da cultura consumista e crescem modelando-se segundo seus padrões e suas normas. Cada vez mais as crianças estão enredadas na ordem do consumo. Isso é perceptível não só nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!