Consultoria a clubes de futebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIFAE
CENTRO UNIVERSITARIO FRANCISCANO DO PARANA
CURSO DE ADMINISTRACÃO





ANDRÉ VINICIUS MENGATTO








Consultoria a clubes de futebol









CURITIBA
2010

Tema

Estudo para a implantação de uma empresa de prestação de serviços de consultoria a clubes de futebol.


Justificativa


O futebol é um dos esportes mais praticado do mundo inteiro eseus seguidores multiplicam a cada ano, desde a sua criação (por volta de 3000 a.C.). O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de várioscantos do mundo começam a praticar o futebol.
No Brasil o futebol e suas regras foram trazidos por Charles Miller por volta de 1894. Miller morou na Inglaterra durante sua infância e lá teve contato com o esporte, desde então a paixão pelo futebol é algo significativo para crianças, jovens e adultos.
Desde a chegada do futebol ao Brasil, vários clubes foram criados e revelaram grandesjogadores ao mundo, um exemplo disso é o melhor jogador de todos os tempos, o conhecido Pelé que iniciou e brilhou no Santos Futebol Clube e depois teve passagem pelo Cosmos time muito rico dos EUA. Apesar de revelar tantos jogadores ao mundo o que é visto no esporte é a decadência e falência de grandes clubes que em épocas passadas contavam com grandes jogadores e isto está acontecendo devido à máadministração de seus presidentes e suas diretorias. Outro ponto importante para a falência de clubes de futebol é o aliciamento de jovens jogadores brasileiros por clubes estrangeiros, isto acontece devido às leis do esporte favorecerem as transações milionárias entre clubes do velho continente com países menos estruturados, eles adquirem os jogadores por preços muito baixos e depois revendem os mesmopor 5x da quantia adquirida.
Sabendo disso empresas de assessória jurídica ou contábil prestam alguns serviços a estes clubes, se envolvendo direto nas transações de jogadores ou de receitas por vendas de camisas, acessórios, entre outras coisas.
Algumas oportunidades foram percebidas e como o mercado de futebol brasileiro cresceu muito nos últimos anos, ocorreu o surgimento de novos clubes,entretanto muitos não conseguem sobreviver devido a péssimas administrações por parte de presidentes e diretores que muitas vezes são ex- jogadores que não entendem muito de gestão e acabam comprometendo e levando para o buraco seu time.
A maioria das empresas contratadas para prestar serviços aos clubes não tem especialização na área, são empresas famosas em seus segmentos (por prestaremconsultoria a grandes empresas) mas que não tem vivência no ramo futebolístico. E por isso uma empresa que preste assistência especifica no setor pode ter preferência dos clientes.
É um setor que meche com paixões e essas paixões podem afetar o clube de forte negativa, normalmente os administradores do clube são apaixonados por ele, torcem por ele e por isso querem fazer de tudo para obter resultado eacabam gastando mais do que podem pagar e criam dividas impossíveis de se pagar, atrasam salários que afeta o clube muito negativamente.
Muitos times pensam em abrir o capital, mas temem que suas ações possam despencar rapidamente, caso seus gestores tomem alguma decisão errada. Entretanto contando com uma boa assessoria que auxilie os presidentes na tomada de decisão, a abertura de capital pode setornar uma opção viável, já que a consultoria iria analisar toda a situação antes de tomar uma decisão inadequada.
O objetivo da empresa será fazer os clubes gerarem lucro, de todas as formas possíveis, evitando o endividamento, gerindo suas dividas existentes, conseguindo novos investimentos, aumentando receitas, reduzindo custos, etc.




Problema

Qual a viabilidade econômica e...
tracking img