Consultor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (441 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito
Associações: As associações são organizações que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe,filantrópicas.
Cooperativas: As cooperativas têm finalidade essencialmente econômica. Seu principal objetivo é o de viabilizar o negócio produtivo de seus associados junto ao mercado.

Origem
Associações:A evolução do movimento associativo esta intimamente relacionado com a existência ou não de liberdade. Na Grécia Antiga existiam já verdadeiros espaços associativos de que se destacam os Ginásios,associados à cultura fisica, e as Palestras ligadas á educação, como seja a música. Ambos eram simbolos da cidade, da Polis.
Cooperativas: Em seus primórdios, no século XVIII, o cooperativismopretendia constituir uma alternativa política e econômica ao capitalismo, eliminando o patrão e o intermediário, e concedendo ao trabalhador a propriedade de seus instrumentos de trabalho e a participação nosresultados de seu próprio desempenho. Reformadores sociais, socialistas utópicos ou socialistas cristãos como Robert Owen e Charles Fourier criaram cooperativas de produção. Louis Blanc fundou o quechamou de "oficinas sociais", ao agrupar artífices do mesmo ofício. Destacam-se, como teóricos de cooperativismo.

Formalização:
Associações: 1° passo: Reunião
As pessoas interessadas emconstituir uma associação devem decidir qual vai ser a missão dela (os objetivos). Depois disso, vão decidir quais atividades desenvolver para alcançar esse(s) objetivo(s). Além disso, podem escolher umacomissão para tratar das providências necessárias à criação da associação, com a indicação do coordenador dos trabalhos.
2° passo: Elaboração da proposta de Estatuto Social (e Regimento Interno)
3°passo: Assembléia geral de constituição da associação
4° passo: Registrar o Estatuto
5° passo: Legalizar a Associação

Cooperativas: No mínimo, 20 (vinte) pessoas que se unem voluntariamente, com...
tracking img