Consultas dns

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de consulta DNS Introdução Vamos ver as formas básicas de pesquisa DNS, quando um cliente deseja acessar algum recurso ou servidor através de seu nome, e se um cliente deseja acessar um endereço externo, como por exemplo: www.portaltecnologia.net. Como o servidor da continuidade nessa busca para entregar o resultado para o cliente. Consulta básica DNS A figura abaixo ilustra uma pesquisabásica de um computador na sua rede que solicita acesso a um recurso do servidor através do seu nome. Vamos supor que você está usando um programa interno que consulta os recursos através do nome do servidor.

servidor .portaltecnologia .local

192.168.100.1 http://www.portaltecnologia .net

O cliente pergunta para o servidor DNS configurado em seu protocolo TCP/IP, “Qual o endereço IP deservidor.portaltecnologia.local?”, o servidor retorna o número correspondente e assim a conexão é criada. Nessa etapa de pergunta o cliente também envia algumas informações, sendo: • • • Um nome de domínio DNS específico, declarado como nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) Um tipo de consulta específica, que pode especificar um tipo de registro de recurso ou um tipo especializado de operaçãode consulta. Uma classe específica para o nome de domínio DNS. Para servidores DNS do Windows, isso deve ser especificado como a classe Internet (IN).

O cliente faz essa consulta através do serviço DNS client chamado de “resolver”, ou resolvedor se preferirem. Sempre que me referir ao cliente DNS vou usar resolver, que é como está na documentação do produto. No exemplo acima, o servidor precisaprocurar um registro (RR – Resource Record), em seu banco de dados conhecido como Host (A), que mapeia nome nome para endereço IP. O cliente pergunta algo como: “Você tem um recurso (A) para o nome servidor.portaltecnologia.net?”. O cliente, recebendo a resposta, recebe o endereço IP do computador solicitado através do nome.

Resolvedor Local O processo de consulta de nomes se dá em duaspartes, vamos começar falando do resolvedor local, o cliente DNS originando a consulta. O resolvedor (cliente DNS) deseja procurar por um endereço externo, vamos supor http://www.portaltecnologia.net. Ele vai seguir alguns passos agora, vamos a eles: • Consulta seu cache de resolvedor local: Primeiro ele consulta o seu cache para saber se esse nome já havia sido resolvido anteriormente. Sempre que umnome é resolvido ele é gravado localmente em um cache, o que otimiza a consulta no caso de precisarmos usá-la novamente, tornando-a mais rápida. Arquivo Hosts: Vamos supor que não há nada gravado no cachê local, o que ele faz agora? Ele passa a consultar o arquivo hosts. Esse é um arquivo de texto encontrado no seguinte local: C:\ WINDOWS\system32\drivers\etc (caso o C:\ seja a unidade que o Windowsfoi instalado).



Quando o resolvedor não consegue resolver o nome nessas etapas ele passa a consulta para o servidor DNS, configurado no protocolo TCP/IP na interface de rede. Esse processo é conhecido como “Recursive Query” (pesquisa recursiva). Servidores DNS fazem pesquisas “recursiva” e “interativa” (Recursive e Iterative Query). Na recursiva o cliente só vai aceitar a respostacompleta, seja ela positiva ou negativa, mas nenhum apontamento ou referência. Ilustração do processo de pesquisa DNS:

Q = Question – Pergunta A = Answer – Resposta

Processo de Recursão:

Servidor DNS – Recursive e Iterative Query Quando a pesquisa chega ao servidor ele executa alguns passos, vamos enumerá-los pra tentar tornar o processo mais claro. 1. Vamos iniciar da parte que o cliente faz aconsulta recursiva para o endereço www.portaltecnologia.net para o servidor DNS local configurado em sua interface de rede. Ele abre o browser e digita o endereço. 2. O servidor DNS recebe a consulta e enumera as zonas que ele tem autoridade no domínio (as que foram criadas nesse servidor como primárias). Se ele for autoridade ele já responde nessa etapa com uma resposta autoritativa. Ele será...
tracking img