Consulra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A pesquisa realizada em escola de educação infantil, rede privada no município de Guarujá , busca responder ao seguintes problemas: Oque é brincar livre na visão do professor? Existe o brincar livrena escola em que você ministra aula?
A professora A responde sobre o brincar livre:_”O
brincar livre é expressão de sentidos e conhecimentos sem intervenção do adulto”. Na segunda pergunta aindaprofessora A responde:_ “não existe brincar livre, só o dirigido pelo professor para que não se machuque”.
Segundo Moyles (2002, p.37) afirma que:

“Parte da tarefa do professor é proporcionar situaçõesde brincar livre ou dirigido
que tente atender às necessidades de aprendizagem das crianças e, neste papel, o
professor poderia ser chamado de um iniciador ou mediador da aprendizagem.
Entretanto, opapel mais importante do professor é de longe [...], quando ele deve
tentar diagnosticar o que a criança aprendeu – o papel de observador e avaliador”.
A professora B responde sobre o brincar livre :_” o brincar livre e forma que a criança expressa sentimentos, onde o mundo da fantasia vai além dos limites, o brincar livre já diz tudo, a criança livre para desenvolver ,imaginar, criar situação deconflito e imitar personagem e pessoas que mais admira”.na segunda pergunta responde a professora B:_” Eu deixo meus alunos brincarem na sala de aula, ou parque onde existam materiais, objeto, quepossam manusear, para que o brincar seja prazeroso e espontâneo onde interagem com os colegas de sala”.
Segundo Kishimoto (2001, p.238) avalia a brincadeiras livres:
As brincadeiras livres sãovistas por alguns professores como descanso de atividades dirigidas e não como forma de socialização e integração da criança, o que dificulta justificá-las como parte do projeto pedagógico da escola. Se,para os professores, o parque serve para a criança descansar e brincar e a sala de atividades para estudar e trabalhar define-se então a função da educação infantil: estudar.
A professora C responde...
tracking img