Construtivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - INTRODUÇÃO


O construtivismo trata de uma teoria voltada em diagnosticar, julgar e tomar decisões importantes sobre o ensino.
Para o construtivismo, o humano não nasce inteligente, porém acredita-se que ele não é totalmente moldado pelo meio, ele se interage com o meio, respondendo aos estímulos externos e de acordo com o desenvolvimento, organiza, analisa e constrói seuconhecimento.
Segundo Rosa (2002 p.48):




“É compreensível que os professores estejam a procura de um novo “método”. As dificuldades a serem enfrentadas na escola e, mais precisamente dentro da sala de aula, são tantas que a grande expectativa é a de encontrar um jeito milagroso de melhorar o desempenho dos alunos. Ao desejo em conceito. Foi assimque essa nova concepção de aprendizagem transformou-se, para muitos, num método. O problema é que não é. E o problema maior é que a rigor, os “métodos” tem de ser reinventados a cada nova situação, pelo próprio professor”.


A origem da expressão “educação construtivista” advêm da pesquisa de Piaget, a qual demonstra que as crianças interpretam suas experiências nos mundos sociais efísicos e, assim, constroem seu próprio conhecimento, sua inteligência e seu código moral.
A seguir apresentaremos o objetivo e a justificativa de nossa pesquisa.


I. 1 – OBJETIVO
Temos como objetivo compreender a importância do construtivismo na educação infantil, analisando sua concepção e aplicação na instituição de ensino.


I. 2 – JUSTIFICATIVA
Este trabalhoserá desenvolvido com a finalidade de compreender a importância do construtivismo na educação infantil, analisando sua concepção, buscando para nós, alunas do 2ºano, ampliar nosso conhecimento assim como o das crianças da instituição onde será observado a aplicação do mesmo. Para a instituição, este trabalho tem a finalidade de observar e ampliar a teoria à qual a escola adere
Apresentaremos,a seguir, o desenvolvimento do trabalho.





II – DESENVOLVIMENTO
II.1 - REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Deheinzelin (1997, p.88):
“No construtivismo o conhecimento é produto de uma ação espontânea ou desencadeada, nunca induzida: o professor deve saber ouvir e desencadear na criança aquilo que ela possui como patrimônio de sua conduta, comoteoria de sua ação, como esquema assimilativo; no não-construtivismo a ação da criança é induzida”.


O construtivismo de uma maneira inovadora propõe que o aluno participe de forma ativa do próprio aprendizado, fazendo uso de diversos procedimentos, como por exemplo, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida, entre outros.
Vai contra a idéia de apresentar conhecimentos prontos aoaluno, e condena a rigidez nos procedimentos de ensino e avaliações padrões, mas não deixa de utilizar um método tradicional que é a memorização, só que de uma maneira diferente. Essa teoria vê o erro não como uma falha cometida, e sim como uma oportunidade de crescimento e aprendizagem.
As práticas adotadas pelo construtivismo são baseadas nos estudos de Jean Piaget, no qual dizque a criança raciocina a partir de estruturas lógicas próprias e evoluem conforme faixas etárias definidas, portanto são diferentes da lógica madura do adulto, sendo assim o construtivismo busca desenvolver práticas pedagógicas sob medida para cada degrau de amadurecimento intelectual da criança.
De acordo com Macedo (1994, p.31): “(...) é preciso tematizar aquilo que ficouautomático, que se justifica por si mesmo, porque cotinua igual. “é a força do hábito”, costumamos dizer. Por isso, é importante tematizar os automatismos do hábito, critíca-los, atualizar sua justificativa”.
Sendo assim o hábito normalmente é algo que se torna rígido com o tempo, se tornando então algo negativo para o construtivismo, que perante isso toma a atitude de questionar...
tracking img