Construcao civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Construção Civil
BNDES Setorial 31, p. 353-410

Perspectivas e desafios para inovar na construção civil
Dulce Corrêa Monteiro Filha Ana Cristina Rodrigues da Costa Érico Rial Pinto da Rocha*

Resumo
O desenvolvimento da cadeia da construção civil é crucial para o Brasil superar seus históricos déficits habitacional e de infraestrutura. Cabe lembrar ainda dos compromissos assumidos pelo paíspara a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos nesta década. Com base em tais constatações, procurou-se verificar as dificuldades enfrentadas pela cadeia da construção civil nos segmentos de construção pesada e de edificações. Nesse contexto, o desenvolvimento de inovações foi avaliado como uma possibilidade de solução especificamente em edificações, permitindo a utilização de construçãoindustrializada em grande escala, acompanhada de planejamento urbano e políticas públicas adequadas, sem esquecer as preocupações ambientais. Contudo, apesar da relevância, não se estudou no artigo a questão urbana.
* Respectivamente economista, gerente e estagiário do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços da Área Industrial do BNDES. Os autores agradecem a Silvia Maria Guidolin eBernardo Furtado Nunes.

354 Perspectivas e desafios para inovar na construção civil

Analisaram-se as ações governamentais de incentivo ao setor, tais como o Programa de Aceleração do Investimento – PAC, o Programa Minha Casa, Minha Vida e os investimentos previstos em consequência dos eventos esportivos. Foi feito um levantamento inicial, pelo lado da oferta, dos muitos problemas existentes, deforma a mostrar a complexidade do desafio a ser enfrentado, constatando-se a existência de problemas estruturais importantes, como a descoordenação entre o setor de construção civil e o de materiais de construção. A política de financiamento pode ser determinante no alinhamento dos interesses ao longo da cadeia da construção civil, embora o volume de recursos disponíveis para essa finalidade sejainsuficiente. Com relação à estratégia das grandes empresas e de fundos internacionais, observou-se que se está definindo como prioridade o mercado que atende à população de baixa renda. Portanto, o presente artigo buscou identificar as perspectivas e os desafios para promover inovações na construção civil visando à minimização dos citados déficits históricos do país.

Introdução
A construção civilagrega um conjunto de atividades com grande importância para o desenvolvimento econômico e social brasileiro, influindo diretamente na qualidade de vida da população e na infraestrutura econômica do país. Além disso, o setor apresenta forte relacionamento com outros setores industriais, na medida em que demanda vários insumos em seu processo produtivo, e é intenso em trabalho, absorvendo parcelasignificativa da mão de obra com menor qualificação. Essas características da cadeia da construção civil trazem grande complexidade, uma vez que ela movimenta amplo conjunto de atividades, que têm impactos em outras cadeias produtivas. Essa cadeia é composta de subsetores que se inter-relacionam, mas apresentam dinâmicas de mercado distintas. Conforme a classificação da indústria da construção civil adotadaneste trabalho, os subsetores são os seguintes: materiais de construção, edificações e construção pesada.

Além do impacto que provoca em várias cadeias produtivas, o desenvolvimento desse setor é crucial para o Brasil superar seus déficits históricos qualitativos e quantitativos. Precisam ser construídas 6,4 milhões de novas moradias em áreas urbanas do país, existem mais de 1,5 milhão dehabitações consideradas precárias e estima-se que cerca de 31,2% dos domicílios urbanos têm alguma carência de infraestrutura.1 Há necessidade urgente de acelerar investimentos em construção civil, não só em face do elevado déficit habitacional no país,2 mas também para superar a grande deficiência em infraestrutura. Cabe lembrar, ainda, os compromissos assumidos pelo Brasil para a realização da Copa...
tracking img