CONSTRU O DO NUMERO OPERATORIO ATPS ELDER NOVA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto


































































Introdução

A matemática foi, é, e sempre será de grande valia e necessidade humana, através dela norteia-se a vida da sociedade no contexto que esta inserida.
Desde os primórdios da civilização o individuo veem a necessidade de conhecimento para comercializar, se comunicar-se e vender seus produtos, a partir desse contexto deprincípios básico, os povos antigos foram-se aperfeiçoando em tais princípios, inventando novas formulas, cálculos e soluções, porem na vida da criança como ela adquire esse conhecimento? Então o objetivo deste trabalho é mostrar a importância da matemática no cotidiano, ou seja no dia a dia. Portanto a a construção do números operatório e as relações necessárias para construir o conceito de númerona educação infantil.
O papel do professor como mediador no processo inicial da construção do conceito de números, fazendo o uso de diversas metodologias para desenvolver a aprendizagem no aluno. Ofertando estímulos, despertando curiosidade, para que a criança desenvolva habilidades envolvendo a imaginação e criatividade, criando situações problemas no dia a dia da criança.
Colocando a teoria empratica e comprovando os benefícios de materiais estruturados como ábaco, brincadeiras como jogo da velha, proporcionando uma aprendizagem significativa, lúdica e prazerosa. Autores como Kamu e Tahan comprovam que a matemática faz parte do nosso cotidiano e não precisa ser decorada.











Etapa 1.

1.Construção do numero operatório.

Desde o s primórdios da civilização o ser humano buscoudiversas formas de compreender e entender. O pensamento matemático esta ligado a tudo na vida de um individuo. O homem sempre estava ligado e envolvido com a matemática devido sua necessidade do dia-a-dia. Para compreender o que se passava em sua volta e solucionar desafios o homem ao longo de sua jornada na historia precisou observar, analisar e comparar os elementos dado pela mãe natureza.
De acordocom o dicionário Aurélio (2001, p.421), Matemática é a ciência que investiga relações entre entidades, abstrata e lógica. Neste contexto, muitas das vezes as técnicas usadas nas explicações não são de fácil assimilação, as ideias são intuitivas ou seja de raciocino lógico.
A noção de contar números começou a milhares de anos, onde o homem não conhecia números, porém já tinha um jeito peculiarde contar e dividir, com o passar do tempo foi desenvolvendo elementos necessários nessa compreensão. E foi assim que começou a ter noção quando era tempo de plantar e colher a posição da lua e sol, etc.

1.1 Relações necessárias para construir o conceito de numero na educação infantil.

A construção dos números é fundamental para o conhecimento no ensino aprendizagem, de atividades que possamfavorecer no ensino matemático tornando-os significativos.
O sistema numérico é considerado um instrumento de grande valia de cultura na sociedade, neste contexto a criança deve e pode apropriar-se desse sistema numéricos possibilitando a criança a fazer uso dos números (que esta no nosso dia-a-dia).
Na educação infantil, vamos introduzir o numero pré-operacional que é a face que a criança guardaimagem das coisas (simbolismo e linguagem), ou seja, a criança começa a interiorizar o que ela vê em sua imaginação.
Na educação fundamental a criança esta na face do nível das coleções não figurais, isto é a criança já consegue se organizar e já tem a percepção de dedução, exemplo: pelo tamanho, pela cor e quantidade, favorecendo a criança o desenvolvimento lógico matemático, através de pesquisa eestudos.
Estudos estes que permeiam relações cotidianas que envolvem situações como, classificação, seriação e numeração é ai que se inicia a construção dos números, organizando experiências que privilegiem a formação de conceitos. Através da ludicidade, jogos e brincadeiras vão se estruturando diferentes experiências que as levarão a construção dos conhecimentos de tempo espaços, etc. Visto que o...
tracking img