Conservadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSERVADORISMO E SERVIÇO SOCIAL
* A herança conservadora do Serviço Social: atualização e busca de ruptura
1.Os fundamentos da herança conservadora
A compreensão dada pelas repostas pelos Assistentes sociais às novas determinações da “questão social” no capitalismo monopolista implica a retomada de algumas marcas de origem da profissão, marcas que subsistem hoje, redefinidas e queconferem certos laços peculiares ao exercício desses profissionais. É preciso, em primeiro lugar, situar essas marcas de origem no bojo do reformismo conservador; e, em segundo lugar, acentuar como essa prática e sua justificação teórico-ideológica muda de forma, preservando, no entanto, seus compromissos sociopolíticos com o conservadorismo, no decorrer da evolução do Serviço Social.
Como profissãoinscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicoto, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no “mundo temporal”, nos inícios da década de 30, Na tentativa de recuperar áreas de influencia e privilégios perdidos, em face da crescente secularização dasociedade e das tensões presentes nas relações ente a Igreja e o estado.
Para a igreja, “questão social”, antes de ser econômico-politica, é uma questão moral e religiosa. A sociedade é tida como um todo unificado, através de conexões orgânicas existentes entre seus elementos, que se sedimentam pelas tradições, dogmas e princípios morais de que a igreja é depositária. Deus é a fonte de toda ajudtiça, e apenas uma sociedade baseada nos princípios cristãos pode realizar a justiça social. A intervenção do Estado na “questão social” é legítima, já que este deve ao bem comum. O Estado deve assim preservar e regular a propriedade privada, impor limites legais aos excessos da exploração da força de trabalho e, ainda, tutelar os direitos de cada um, especialmente dos que necessitam de amparo.Mas o Estado não pode negar a independência da sociedade civil.
A profissão não se caracteriza apenas como nova forma de exercer a caridade, mas como forma de intervenção ideológica na vida da classe trabalhadora, como base na atividade assistencial: seus efeitos são essencialmente políticos: O enquadramento dos trabalhadores nas relações sociais vigentes, reforçando a mútua colaboração entrecapital e trabalho.
Diferenciando da caridade tradicional, vista como mera reprodutora da nobreza, o Serviço Social propõe uma ação educativa entre a família trabalhadora, numa linha não apenas curativa, mas preventiva dos problemas sociais. Distingue-se também da assistência pública, que, desconhecendo a singularidade e particularidade dos indivíduos, produz respostas não diferenciadas aos “problemassócias”. Atuando através de identidades filantrópicas privadas e através do Estado, o Serviço Social orienta-se para uma individualização da proteção legal, entendida como assistência educativa adaptada aos problemas individuais.
O Serviço Social se propõe ainda a uma ação organizada entre a população trabalhadora, dentro do programa de militância católica, contrapondo-se às iniciativasprovenientes de lideranças operárias que não aderem ao associativismo católico. Esses elementos, sinteticamente expostos, permitem subsidiar a afirmativa de que o serviço social emerge como uma atividade com bases mais doutrinárias que científicas, no bojo de um movimento de cunho reformista-conservador.
O conservadorismo não é apenas a continuidade e persistência no tempo de um conjunto de idéiasconstitutivas da herança intelectual européia do século XIX, mas de idéias que, reinterpretadas, transmutam-se em uma ótica de explicação e em projetos de ação favoráveis à manutenção da ordem capitalista. Isso aproxima os pensamentos conservador e racional, apesar de suas diferenças, como portadores de um mesmo projeto de classe para a sociedade.
O conservador reage aos princípios universalizantes...
tracking img