Conselho tutelar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSAMENTO NATURALISTAS E CONTRATUALISTAS

Viver em sociedade para o homem, é bom, mas trouxe uma série de limitações, que afetaram sua própria liberdade, mas, mesmo assim continua vivendo emsociedade. Como se explica isso. Existem duas posições, de um lado, TEORIA NATURALISTA e do outro, TEORIA CONTRATUALISTA.

TEORIA NATURALISTA

NO SÉCULO IV a. C. Aristóteles concluiu que o homem, énaturalmente um animal político. Para ele, entre todos os animais, o homem é o único que possui razão, o sentimento do bem e do mal, do justo e do injusto. Aristóteles teve vários seguidores, dentreeles, os autores SANTO TOMÁS DE AQUINO e ORESTE RANELLETTI.

SANTO TOMÁS DE AQUINO, tem em sua definição, raízes do pensamento Aristotélico, onde “O homem é por natureza, animal social e político,vivendo em multidão, ainda mais que todos os outros animais, o que se evidencia pela natural necessidade.” Para ele é uma exceção viver solitário, mas essa exceção se enquadra em três hipóteses:excelentia naturae: indivíduos virtuosos como os santos eremitas; corruptio naturae: anomalia mental e mala fortuna: quando o indivíduo vive em isolamento como naufrágio ou quando se perde em umafloresta.

RANELLETTI é outro autor que vive a mesma opinião, onde enfoca seus argumentos na observação da realidade, para ele não existe homem vivendo isolado, ou completamente só. Por mais rude eselvagem que possa ser sua origem, o homem é encontrado em estado de convivência e combinação com os outros. Ele possui uma necessidade natural de conviver com os outros seres humanos. Nessa convivênciaadquire conhecimentos, experiências que fazem se aperfeiçoarem intelectualmente, moralmente ou tecnicamente. Sendo assim, a sociedade é um fato natural, associado à cooperação da vontade humana.TEORIA CONTRATUALISTA

Opondo-se a essa teria naturalista, outros autores sustentam que , a sociedade é um acordo de vontades, isto é, um contrato hipotético. Esses autores são classificados como...
tracking img