Conselho federal de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conselho Federal de Contabilidade e Conselho Regional de Contabilidade
Segundo informações retiradas da página Ebah, o Conselho Federal de Contabilidade foi criado noBrasil, através do Decreto-lei 9.295/46.
Com intuito de orientar, normatizar e também fiscalizar o exercício da profissão contábil foi criado o Conselho Federal deContabilidade (CFC), que age através do intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).
O CFC é uma autarquia de caráter corporativo que não possui vinculo coma Administração Pública do Brasil.
Conforme artigo 2º, “A fiscalização do exercício da profissão de contabilista, assim entendendo-se os profissionais habilitados comocontadores e guarda-livros, de acordo com as disposições constantes do decreto nº 20.158, de 30 de Junho de 1931, decreto nº 21.033, de 8 de Fevereiro de 1932,decreto-lei nº 6.141, de 28 de Dezembro de 1945, será exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade a que se referem os artigosanteriores.
Logo que assinado o Decreto-lei nº 9.295, ocorreu a primeira Reunião Plenária do Conselho Federal de Contabilidade, realizada em Agosto de 1946. Essa reuniãotratou de elaborar o regimento interno do CFC e instaurar os Conselhos Regionais de Contabilidade.
Em uma segunda reunião foi analisado e aprovado o regimento interno.Na sequência foi constituída uma comissão para elaborar uma minuta de resolução de instauração dos Conselhos Regionais.
Inicialmente as reuniões aconteciam em uma salado Ministério do Trabalho, e mais tarde passaram a ser realizadas na sede do Sindicato dos Contabilistas. Na década de 50, o CFC passou a ter sede própria no Rio de Janeiro.
tracking img