Conquista de sergipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os padres fundaram a aldeia de São Tomé, no povoado de Santa Luzia, nas imediações do rio Piauí. Os jesuítas conquistaram facilmente a confiança dos caciques tupinambás Serigy, Surubi e Aperipê, oque facilitou, o seu trabalho. Construíram as aldeias de Santo Inácio, às margens do Vaza-Barris, e a de São Paulo, entre o rio Real e o Vaza-Barris.
Algum tempo depois, o rei de Portugal, D.Sebastião, Ordenou ao governador-geral do Brasil, Luís de Brito, que conquistasse Sergipe. Os portugueses invadiram e atacaram algumas aldeias indígenas. Surubi foi morto. Serury e Aperipê foram aprisionados.Anos depois o arraial tornou-se uma vila e passou a ser chamado de vila de São Cristóvão. Outras vilas foram fundadas nas regiões do rio Real e do rio Piauí, ao sul do estado, e nas terras banhadaspelo Vaza-Barris Cotinguiba e rio Sergipe, ao norte do estado.
Em 1594, Tomé da Rocha foi substituído por Diogo de Quadros e a colonização se fez lentamente. Expandiu-se a criação do gado, principalsetor de desenvolvimento da capitania, com a finalidade de abastecer a Bahia.
Parte de Suas terras foi tomada pelos grandes donos de terras. Com a ajuda da Igreja e de algumas pessoas da sociedade, osxocós têm lutado para sobreviver e conservar a terra que sobrou para eles.
Contribuição indígena na formação da cultura brasileira:
Dormir em redes; pesca feita com redes e canoas; cultivo damandioca, do milho, do mamão; prática da queimada das matas; confecção de vasos de barro; palavras de nosso vocabulário, como: caju, jenipapo, mandioca, jacaré, siri, jiboia, paçoca, pamonha, tapioca.Alguns tangedores de gado que conseguiram escapar levaram seu gado para Itabaiana e Simão Dias, onde se fixaram.
Em 17 de Março de 1855, a província ganhava nova capital. O presidente, Inácio JoaquimBarbosa, a transferiu para o povoado de Santo Antônio do Aracaju, à margem direita do rio Sergipe, a cinco quilômetros da sua foz, numa baixada pantanosa que foi aterrada para a construção da cidade....
tracking img