Conposi Ao Da Urina

307 palavras 2 páginas
Introdução A urina é um liquido excretado pelos rins através das vias urinárias, pelo qual são eliminadas substâncias desnecessárias ao organismo.
Desempenha um papel importante na regulação do balanço de líquidos e no equilíbrio entre ácidos e bases. Nas pessoas sadias possui coloração clara (amarelada).
A quantidade de urina produzida diariamente é de 1 a 1,5 litro, contudo, esta referência pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de liquido ingerido.

Composição da urina
A urina contém aproximadamente 96% de água e 4% de substâncias diversas provenientes da alimentação e do metabolismo normal. Essencialmente ela é uma solução de sais (cloreto de sódio e potássio) e uréia.
A composição da urina varia:
Com a dieta do indivíduo;
Com o estado nutricional;
Atividade física;
Metabolismo orgânico;
Função endócrina;
Estado geral do organismo;
Estado da função renal;
Assim como a uréia, outras substâncias orgânicas são encontradas na urina, tais como, creatinina e ácido úrico. A uréia corresponde a metade das substâncias dissolvidas na urina e é o produto do metabolismo da creatinina proveniente do movimento da massa muscular, e sua excreção renal não é influenciada pela dieta. O ácido úrico é oriundo do metabolismo das purinas.
Dentre as substâncias inorgânicas encontradas na urina, pode-se destacar sódio, cloreto, potássio, cálcio, magnésio, amônia, fosfato e sulfato.

Composição anormal
Na diabetes mellitus, o excesso de glicose no sangue passa para a urina, causando glicosúria (o que confere um odor adocicado na urina). Na glomerulonefrite e na síndrome nefrótica, pode registar-se um excesso de proteína na urina (situação designada por proteinúria). No caso de insuficiência renal, a quantidade total de produtos residuais na urina (como ureia) é reduzida.
Outras alterações renais, como a síndrome de Fanconi e a acidose tubular renal, podem tornar a urina demasiadamente ácida ou excessivamente alcalina ou fazer com que contenha aminoácidos, fosfatos, sal

Relacionados