Conomia oasis

1455 palavras 6 páginas
AS ECONOMIAS OÁSIS AS ECONOMIAS OÁSIS

O texto de Joe Saddi, as economias oásis, trata de países do oriente médio que despontam sua economia baseada na produção de petróleo e no comércio.
Os Emirados Árabes estão se reinventando, parte de um processo ainda mais amplo. Nos últimos cinco anos, o Oriente Médio inteiro se transformou na "incubadora" de uma nova empresa privada.
Embora as tensões políticas regionais estejam sempre nas manchetes, pouco se fala sobre uma incipiente fonte de estabilidade no Oriente Médio: o surgimento de uma economia aberta e diversificada, que já não depende exclusivamente do petróleo. Ate aqui, os sinais da mudança se pareceram com . visão de um oásis distante.
A autora desse artigo destaca alguns questionamentos, tais: Um observador poderia se perguntar se crescimento é o resultado de uma liderança visionária ou de um planejamento oportunista? Trata-se e um oásis fértil e sustentável ou da falsa promessa de uma miragem? É difícil compatibilizar as operações militares realizadas a algumas centenas de quilômetros com essa nova realidade. Em uma região tão subestimada, o desenvolvimento continua ganhando impulso. Se esse oásis econômico pode florescer no deserto, dá para acreditar que o futuro do Oriente Médio é mais complexo e promissor do que muitas pessoas suspeitam.
Diversas das mudanças observadas (especialmente as vinculadas à desregulamentação e à privatização) parecem ter ganhado concretude nos últimos cinco anos. Se essa aparente miragem é verdadeira, por que está se manifestando agora? O que move esse fenômeno?
Para chegar a uma resposta, é preciso entender essa cultura, tantas vezes considerada ambígua ou ameaçadora.

A produtividade de seu negócio vai crescer sem parar

Uma das questões que afetam todos esses países é a cotação do petróleo. Os booms ocorridos na década de 1970 foram marcados por gastos incontrolados e pouca gestão fiscal. Porém, na atual alta do preço do produto, mesmo com valores superiores

Relacionados

  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas
  • A temática indigena
    181985 palavras | 728 páginas