Conjuntura economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões

1. Mostre o funcionamento do fluxo real e monetário (fluxo circular da renda) de uma economia.
Como demonstra a figura abaixo, o fluxo real e monetário mostra as transações e ainteração entre os indivíduos e as empresas na economia. Os indivíduos sempre buscando o maior nível de satisfação de suas necessidades e desejos, e as empresas, procurando obter o maior lucro possível.2. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
Uma das formas mais comuns de se avaliar o nível de atividade econômica de um país é a partirdo resultado do PIB. No Brasil, os resultados são apresentados a partir de três diferentes óticas: renda, produção, e gasto. Tal divisão permite obter diferentes informações sobre a atividade econômicaem determinado momento, sendo útil para comparações no tempo, entre países, e também para análise de conjuntura. Assim, a identidade básica da Contabilidade Nacional é:
Renda Nacional = ProdutoNacional = Despesa Nacional

3. Defina o valor agregado (ou valor adicionado)? Por que no cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído nocálculo os bens intermediários?
Valor agregado, ou valor adicionado, é o valor que se adiciona ao bem em cada etapa do processo de produção. No cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bense serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários para que não seja computado duplamente o valor de alguns bens, pois no valor final dos bens já estão somados os valores detodas as matérias e insumos necessários para produzir este bem.

4. Caracterize cada um dos componentes da equação da renda nacional.
Renda nacional = Salários + Aluguéis + Juros + Lucros
•Salários: remuneração feita aos proprietários do fator produtivo trabalho;
• Aluguéis: remuneração do capital produtivo, ou seja, dos bens imóveis;
• Juros: remuneração dos proprietários do capital...
tracking img