Conjunto habitacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA









FACULDADE DE SAÚDE, CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS DO PIAUÍ - NOVAFAPI











CONJUNTO HABITACIONAL WALL FERRAZ










Aluno: Gabriel Machado Val










2012.1
Teresina-PI

CONJUNTO HABITACIONAL WALL FERRAZ



Relatório da Visita Técnica à obra do ConjuntoHabitacional Wall Ferraz, elaborado como parte da avaliação da Disciplina Introdução à Engenharia Civil, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo de Tarso, do Curso de Engenharia Civil, NOVAFAPI



































































Teresina
2012
1. RESUMO
Foi realizada uma visita a um canteiro de obras,no conjunto habitacional Wall Ferraz, localizado no polo industrial Sul, na cidade de Teresina/PI. O objetivo da vista foi complementar o estudo sobre o curso de engenharia civil 2012.2 na Instituição de ensino Novafapi, principalmente para complementar a grade curricular da matéria Introdução à engenharia civil. Tal visita exige um relatório que tem por objetivo apresentar dados da visitatécnica.










































2. INTRODUÇÃO

Desde muito tempo a engenharia se tornou uma das mais importantes áreas de conhecimento científico que se transmite de geração a geração. Por existir a muito tempo, novas tecnologias são lançadas a fim de melhorar as construções em todos os ramos. E no ramo de moradia, as casas pré-fabricadasou pré-moldadas merecem uma posição de destaque, pelo fato de agilizar uma construção e a relação custo-benefício ser a melhor da categoria. Esta técnica consiste em construir casas com peças pré-fabricadas e no ponto de serem montadas, como se fossem peças de um brinquedo que juntas formam uma casa, analogicamente.
A casa pré-moldada é baseado na ideia de que, usando componentespadronizados que são parcialmente montados, há menos tempo envolvidos no processo de construção propriamente dita. Estas são construídas em um local isolado da obra, onde se utiliza de fôrmas, que podem ser metálicas, para confeccionar as peças. Estas são transportadas para o local da obra, usando transportes, como caminhões e carretas. No local, os módulos são descarregados, onde são montadas.
Além damontagem rápida, construção pré-moldadas pode muitas vezes salvar uma grande quantidade de dinheiro sobre o projeto imobiliário. Usando padrões standard, os materiais de construção são pré-cortados no local de fabrico. Isso elimina uma grande quantidade de resíduos em madeira e outros componentes que podem ocorrer durante o processo de construção. Como resultado, uma casa pré-fabricada com trêsquartos é provável custar significativamente menos do que uma moradia de três quartos que é construído a partir do zero no local da construção.




3. DESENVOLVIMENTO
A obra parte de um estudo prévio sobre as condições que se encontra o terreno para que a obra seja executada a partir daí. Para isso os engenheiros responsáveis constroem projetos que mostram as etapas da construção,assim como as medidas e locais na qual os operários vão manusear o terreno e prepara-lo para logo começar a construir (figura 01). As figuras (02 e 03) mostram um projeto e modificação do terreno inicialmente para preparar a construção (terraplanagem).
Na preparação do terreno, foi preciso fazer modificações e análise do solo, feito por instrumentos de topografia como o da figura (04). No casodesta obra, houve a necessidade de modificar o tipo de solo sobre qual recai a obra por motivos de segurança, para isso foi retirado o solo original em algumas áreas e substituiu por outro mais argiloso, conforme a figura (05) demonstra. Na preparação do solo, espaços para projetos de água e esgotos são elaborados por toda a obra (gabarito), como a figura (06) mostra.
O Conjunto Habitacional...
tracking img