Psicologia desportiva - estudo de caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília
Faculdade de Educação Física
Disciplina: Psicologia Desportiva


ESTUDO DE CASO
Jovens Cavaleiros



A história conta o caso de um técnico de equitação que échamado para treinar uma equipe de jovens para a participação no Campeonato Nacional da modalidade.
Ele não apresentava vontade real de treinar os jovens, mas lhe foi oferecido uma quantia respeitávelpara treiná-los. Parte-se então da idéia de que o que o motivou não foi o desafio de desenvolver as habilidades dos integrantes da equipe e, além disso, se aperfeiçoar como técnico. O motivo veio pormeio da recompensa (dinheiro), representado pela motivação extrínseca.
Alguns fatores também contribuíram de certa forma para que a sua intervenção não fosse adequada, como por exemplo, o curtotempo para treinar, visto que o período da competição estava próximo e casos de bloqueios individuais, fossem mentais ou técnicos. Nessa questão a história foca em Jason e Elisa. O primeiro era umjogador de futebol, acostumado com multidões muito maiores do que a do Campeonato Nacional. Já Elisa, havia sofrido uma queda do cavalo, e acabou criando um bloqueio psicológico de que não conseguia maiscompetir. Os outros integrantes também apresentavam problemas específicos não focados no texto.
Partindo desses problemas, a atuação do técnico foi exigida, obrigando do mesmo, a elaboração de umaintervenção naquela equipe, que na verdade, naquele momento estava mais para um grupo. Isso porque, não havia, por parte dos integrantes, diálogos de incentivo e cooperação entre os mesmos,características presentes em uma equipe. Cabia ao técnico resolver isso.
Seguem, a seguir, os sintomas, as causas, a intervenção realizada, a intervenção desejada e os resultados.


SINTOMAS

-insegurança da equipe;
- medo da platéia e dos obstáculos;
- falta de liderança;
- desmotivação;
- dentre outros.


CAUSAS

- inexperiência da equipe e do técnico;
- falta de entrosamento com o...
tracking img