Conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) INTRODUÇÃO

A coluna de destilação é um dos equipamentos de separação mais empregados na indústria química e petroquímica. Apesar da sua larga utilização, é pequena a atenção dispensada aosistema de controle de colunas de destilação. Isto não deveria ocorrer, pois, na maioria das indústrias de transformação, 80% do custo operacional energético é devido a essa operação unitária. Outrasvezes a coluna é o equipamento que impede o aumento da produção. Uma das formas de solucionar esse problema passa pelo aperfeiçoamento do sistema de controle.
Se a estrutura de controle (paresPV-MV) de uma coluna não esta definida corretamente ou se a sintonia dos controladores não é a ótima, o consumo de energia no refervedor e/ou no condensador e as vazões internas de líquido e/ou devapor da coluna podem estar muito acima do necessário, ou seja, o custo operacional é maior que o ideal e a carga é menor que a possível. Temos, portanto um custo operacional elevado com uma pequenaprodução. A melhoria do sistema de controle simultaneamente minimizará os custos e maximizará a produção da unidade. Uma coluna de destilação é um complexo sistema de escoamento, ou seja, na base dacoluna, vapor com uma pressão suficientemente elevada, tem que ser gerado para poder vencer o peso da coluna de líquido em cada prato, da base até o topo da coluna.
Por outro lado, o líquido escoado topo para o fundo, na mesma direção do gradiente positivo de pressão, devido a diferença de densidade. O escoamento de interno de vapor e de líquido numa coluna de destilação deve ser tal quefavoreça o contato entre as fases, daí a necessidade de colocar anteparos na coluna, como pratos e ou empacotamentos estruturados ou randômicos e definirmos o tipo de coluna a ser utilizada no processo.2 ) TIPOS DE COLUNAS DE DESTILAÇÃO

Existem muitos tipos de colunas de destilação, cada uma delas projetada para realizar um determinado tipo...
tracking img