conhecimento sobre tarapeutica medicamentosa em diabetes

4952 palavras 20 páginas
Artigo Original

Conhecimento sobre terapêutica medicamentosa em diabetes: um desafio na atenção à saúde*
Patients’ knowledge regarding medication therapy to treat diabetes: a challenge for health care services
Conocimiento sobre la terapéutica medicamentosa en diabetes: un desafío en la atención a la salud

Heloisa Turcatto Gimenes Faria1, Maria Lúcia Zanetti2, Manoel Antônio dos
Santos3, Carla Regina de Souza Teixeira4
RESUMO
Objetivo: Avaliar o conhecimento dos pacientes acerca da terapia medicamentosa em uso para o controle do diabetes mellitus. Métodos:
Estudo descritivo transversal realizado em um centro universitário do interior paulista, em 2007. Foram entrevistados 46 pacientes com diabetes, mediante questionário que investigou variáveis sociodemográficas, clínicas e referentes à terapia medicamentosa. Foi realizada análise univariada dos dados e cálculo de medidas de tendência central. Resultados: Dos participantes, 89,1% utilizavam antidiabéticos orais, 41,3% insulina e 30,4% terapia combinada com antidiabéticos orais e insulina. Dos 46 investigados, 56,5% apresentaram déficit no conhecimento acerca da terapia medicamentosa para o controle do diabetes mellitus. Conclusão: A maioria dos pacientes apresentou déficit de conhecimento em relação ao medicamento em uso. Os resultados apontam a necessidade de construção de um processo de reorientação da atenção ao paciente nos serviços de saúde, pois não basta oferecer os medicamentos, mas é preciso avaliar a forma como vêm sendo utilizados.
Descritores: Enfermagem; Diabetes mellitus; Avaliação; Educação do paciente como assunto

ABSTRACT
Objective: To assess and describe patients’ knowledge regarding medication therapy to treat diabetes mellitus. Methods: This descriptive cross-sectional study was conducted in 2007 at a university center in the interior of São Paulo State, Brazil. Forty-six patients with diabetes were interviewed using a structured questionnaire to gather sociodemographic,

Relacionados

  • O papel das análises clinicas
    13341 palavras | 54 páginas