Conhecimento filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar temas que refletem um significado importante no meio social, tais como, o que vem a ser o conhecimento filósofico, características do conhecimento filósofico, forma de apreensão do real, limitação do conhecimento filósofico e alguns filósofos.

2 O QUE É AFINAL O CONHECIMENTO FILÓSOFICO ?
Durante séculos, indivíduos vêm ser perguntando por que detrabalhar, o porquê de estudar, o porquê de existir, alguns até falam “pra que estudar, se o destino é morrer” expressão essa que vem causando o caos na sociedade, e havendo acontecimentos inesperados entre pais e filhos, chacinas acontecendo, e tudo isso para quê, deve existir um resposta tanto religiosa como científica.
O conhecimento filosófico existe exatamente para buscar respostas para asperguntas do cotidiano, tendo como o indivíduo seu ponto de estudo e o seu meio. Um conhecimento totalmente racional baseado nas estruturações do real e sua forma de apreensão.
É o conhecimento que se baseia no filosofar, é a tentativa de decifrar certa indagação. Exige um método experimental (cientifico). O Conhecimento filosófico representa um grau a mais em abstração e em generalidade. Oespírito humano não se satisfaz, em um plano de existência, com as explicações parciais dadas pelas diversas ciências isoladas. Os fenômenos científicos não se dispõem em compartimentos incomunicáveis, estranhos entre si, e, por isso, o homem quer descobrir a harmonia, a concatenação lógica, os nexos de adaptação e de complementação que governam toda a trama do real. Visando a estabelecer princípios econclusões, ele toma por base de análise a universalidade dos fatos e dos fenômenos e com fundamental importância, a própria vida humana. Esse objetivo é alcançado através do saber filosófico. A filosofia tem valor especial, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdade proveniente da visão rigorosa resultante de sua essência. A importância do saber ou do ensino de filosofia para aconstrução do conhecimento tem sua partida na compreensão do que o conhecimento filosófico é diferente do senso comum e do religioso. Portanto, é na interseção deste fazer educativo plurinterdisciplinar que o ensino da filosofia poderá ressignificar-se para desempenhar a sua tarefa e atingir os seus fins.É no bojo intersubjetivo e inter-objetivo dos vários saberes disciplinares e experiências que suafunção poderá dilatar-se e aprofundar-se, elevando os jovens ao nível dos domínios do saber sistematizado numa dimensão crítico-reflexivo e transformadora. O caráter emancipatório da filosofia para a construção do conhecimento crítico-reflexivo encontra sustentação nas condições reais sociais. Dessa forma, reconhece as estruturas da sociedade, na qual os homens estão inseridos e onde são sujeitosativos e pensantes, bem como autores da dinâmica que dialeticamente alteram o curso das coisas em nome de um fim que é o próprio homem. Uma educação alicerçada na filosofia provoca mudanças de comportamento, contribui para a elevação da auto-estima; leva à comunidade escolar a ação-reação-ação,  o que permite atentar para o verdadeiro sentido do que vem a ser educação para pensá-lo, posto que, oato de formar o ser humano resulta de um ato intencional em que educar compreende acionar os meios intelectuais de cada educando para que ele possa assumir o uso de suas potencialidades físicas, intelectuais e morais, sempre atento ao contexto em que está sendo vivenciado.

3 CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Quando a filosofia surge, entre os gregos, no século VI a.C., ela englobatanto a indagação filosófica propriamente dita quanto o que hoje chamamos de conhecimento científico. O filósofo teorizava sobre todos os assuntos, procurando responder não só ao por que das coisas, mas, também, ao como, ou seja, ao funcionamento (...).
É só a partir do século XVII, com Galileu e o aperfeiçoamento do método científico, fundado na observação, experimentação e matematização dos...
tracking img