Conhecimento cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 INTRODUÇÃO
A palavra ciência, durante muito tempo serviu para indicar conhecimento em sentido amplo, genérico, como na expressão “tomar ciência”, cujo significado é “ficar sabendo”.
Aospoucos, ganhando sentido restrito, passou a designar o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em relação a determinado domínio do saber.
Atualmente, a ciência é entendida como umabusca constante de explicações e soluções, de revisão e reavaliação de seus resultados; e tem a consciência clara de seus limites.

2.0 A ciência

A ciência procura descobrir como a natureza"funciona", considerando, principalmente, as relações de causa e efeito. Nesse sentido, pretende buscar o conhecimento objetivo, isto é, que se baseia nas características do objeto, com interferência mínimado sujeito.
O processo científico representa um esforço para libertar de toda a emoção a pesquisa e o conhecimento. O cientista procura subtrair-se ele próprio ao mundo que tenta compreender.Procura pôr-se de fora, colocar-se na posição dum espectador que não faça parte do mundo a estudar. O cientista espera analisar o que considera ser “o mundo real à sua volta”. Esta atitude está na base detoda a rede de conhecimentos desenvolvida desde a Renascença pela ciência ocidental.
Este conceito de conhecimento engloba mito, arte, senso comum e a filosofia.

2.2 - conhecimentos cientifico
Oconhecimento científico é importante porque precisamos de fontes mais seguras que abordem os fatos e fenômenos da realidade de forma sistemática, aplicando métodos e realizando análise e síntese, sema interferência das crenças do pesquisador. 
Há uma grande diferença entre nossas certezas cotidianas e o pensamento científico. Nossas opiniões cotidianas formam o senso comum da nossa sociedade,criam certezas que são transmitidas de geração a geração, e muitas vezes, se transformam em crença religiosa, tornando-se uma doutrina inquestionável. Vejamos alguns exemplos:
O Sol é menor do que a...
tracking img