Conhecimento artistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O conhecimento artístico
Embora pareça um assunto datado, é recente a valorização da criatividade e da imaginação como elementos constitutivos do conhecimento. A arte, no entanto, nãoreflete uma forma de conhecimento que se encerra em si, pois a partir dela é possível alcançar novas formas de experiência humana. Gian Danton
Durante muitos anos, a visão positivistado conhecimento colocou a ciência no topo de uma pirâmide. Abaixo dela, vinham conhecimentos tidos como inferiores, como a filosofia, a religião o popular e etc.... Atualmente,filósofos e cientistas começam a concordar que existem outras forma de explicar o mundo tão importantes quanto a ciência. Uma dessas formas, ainda um tanto desvalorizada, é a arte. Acredita quea arte é um elemento essencial para analisar a condição humana.
Ela trata das questões inconscientes. Através da arte é possível perceber as verdades que permanecem ocultas para aciência.
A arte de determinados períodos tem sido usada nos dias de hoje, por sociólogos e antropólogos, para compreender como funcionava a sociedade naquela época.
Através da artepodemos expressar as emoções, conhecimento e sentimentos, mudanças políticas e culturais, novas ideias, podendo também ser usada como uma forma de protesto. O choque visual é a primeirasensação causada pela arte.
Temos como exemplo Charlie Chaplin: Seu personagem mais famoso foi o vagabundo Carlitos, oprimido e engraçado, este personagem denunciava as injustiças sociais.De forma inteligente e engraçada, este grande artista sabia como fazer rir e também chorar. Crítico ferrenho da sociedade, ele não se cansava de denunciar os grandes problemas sociais,tais como a miséria e o desemprego.
Acredito que a arte concluída passa ser de domínio publico e ultrapassa o seu criador, independe de seu temperamento ou atitudes pessoais.
tracking img