Conhecendo os ecossistemas terrestres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (610 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Denomina-se ecossistema uma comunidade de organismos ( componente biótico ) que interagem tanto entre si como com o meio não-vivo ( componente abiótico ou físico ) em que vivem. Existe grandediversidade de ecossistemas que, basicamente, podem ser divididos em dois grupos: a) terrestres; b) aquáticos, sub-divididos em: b1) marinhos; b2) de água doce.
Os ecossistemas terrestres caracterizam-sepor combinações peculiares de clima,
solo, flora e fauna. Os principais ecossistemas terrestres são: a) floresta tropical; b) floresta
temperada; c) savana; d) estepe; e) deserto; f) taiga; g)tundra.
1. Floresta tropical. Ocorre em regiões de clima quente e úmido, como na Amazônia, na bacia do rio Congo ( na África ) e no sudeste da Ásia. Ocupa cêrca de 20% da superfí-cie terrestre e contémmais de 1,5 milhões de espécies vegetais e animais. A flora é muito rica em árvores de folhas perenes, formando dois ou três andares. Também são abundantes as lianas ou cipós e as plantas epífitas (orquídeas, filodendros, etc.). São mais frequentes os animais arborícolas, como macacos, preguiça, papagaio, etc. e mais raros os que se locomovem no solo, como anta, tatu, jibóia, etc.
2. Florestatemperada.Ocorre em regiões de clima com estação fria pronunciada, ocupando grande parte da América do Norte, da Europa e da Ásia. Atualmente, encontra-se já
bastante devastada, principalmente naEuropa. Nela predominam as árvores de folhas caducas, como o carvalho e a faia. Eram frequentes os pequenos animais, como esquilo, castor, doninha, etc., bem como urso, lobo, veado, etc.
3.Savana.Ocorre em regiões úmidas com estação seca prolongada, como na África Central e no Brasil Central, onde é chamada de " cerrado ". Trata-se de campo com predominância de gramíneas, à quais se juntamalgumas espécies arbóreas e arbustivas, como baobá e acácias na África e oschamados " paus tortos " no Brasil - barbatimão, pequi, pau-santo,
etc.


A fauna da savana é rica em animais herbívoros,...
tracking img