Congresso de viena

Páginas: 5 (1124 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Em 1803 dá se início às Guerras Napoleônicas Francesas, as quais podem ser consideradas como uma “guerra de transição” do velho mundo para o novo mundo, visto que essas Guerras não foram somente um conjunto de sangrentos combates, mas também foram um marco histórico para a configuração de um novo mundo devido as suas consequências. Comandada pelo general Napoleão Bonaparte (o qual, em 1804 écoroado Imperador da França), as Guerras Napoleônicas visavam à dominação do continente Europeu para o estabelecimento de um Império Francês forte. Contudo, para alcançar esses objetivos, Napoleão precisaria enfrentar a potência Inglesa, a qual constituía nesta época o principal obstáculo para a formação do Império Francês.
Em 1802, a Inglaterra e a França concordam em assinar um tratado nomeadoTratado de Amiens, o qual consolida a paz temporária entre estes dois impérios. Entretanto, em 1803, ambos os impérios se recusam a cumprir um artigo imposto neste tratado, o qual decretava à retirada obrigatória de ambas as tropas do arquipélago de Malta, de forma que, com isso dá-se início a uma guerra entre os dois Estados a partir da ordem francesa para a retirada do embaixador inglês de Paris.Mesmo sendo forte, a Inglaterra não possuía uma força bélica suficiente para enfrentar o exército francês, com isso, ela começou a criar coalizões, ou seja, passou a financiar outras monarquias que também temiam a Revolução Francesa para combaterem juntos os exércitos de Napoleão. Consequentemente, a Inglaterra tornou-se “intocável” e a única forma de Napoleão atingi- lá era através de um golpeeconômico, que foi marcada pelo Bloqueio Continental, o qual, proibia outros países de comercializar manufaturas com a Inglaterra.
Como conseqüência do Bloqueio Continental, enquanto a Inglaterra enfraquecia, a França conquistava sua expansão territorial pela Europa, aumentando seu poderio econômico, militar e político. Todavia, com a ajuda do czar russo Alexandre I, a Inglaterra conseguiu se reerguere formar a sexta coalizão - formada por Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria -, a qual, durante a Batalha de Leipzig exilou pela primeira vez o Imperador Napoleão Bonaparte.
Em 1815, com a ajuda de grupos bonapartistas, Napoleão retorna de seu exílio e retoma o poder do governo francês no chamado Governo de Cem Dias, porém com pouco tempo para organizar uma ofensiva militar, Bonaparte foidefinitivamente derrotado na Batalha de Waterloo - liderada pelas forças inglesas – e exilado até sua morte, em 1821.
Com a derrota de Napoleão na batalha de Waterloo, em 1815, organiza-se o Congresso de Viena, o qual reunia os representantes dos impérios europeus – Áustria, Inglaterra, Rússia, Prússia e a própria França – os quais se preocupavam com a situação e os direitos dos reis na Europapós-napoleônica – a disseminação do ideário liberal e o próprio sucesso da Revolução Francesa eram indícios inegáveis de que o poder absolutista não poderia se comportar da mesma forma. Como o intuito do Congresso era de restaurar o mapa político do continente após a derrota da França napoleônica, coube aos grandes impérios monárquicos reorganizar os governos da Europa tendo o mapa político europeualterado por todas estas batalhas e conquistas. Dessa forma, os países representantes do Congresso se reuniram para resolver questões de fronteira e determinar a legitimidade dos governos que assumiram cada um dos Estados Nacionais.
O mapa está muito simplificado; o número dos Estados está visivelmente reduzido [...]. A Rússia aparece como grande potência e potência instalada quase no coração daEuropa, com o deslocamento para oeste que materializa a anexação dos três quartos da Polônia. (RÉMOND, p.20)
Fundamentado em três princípios básicos, este Congresso tinha como diretrizes fundamentais o princípio da legitimidade, a restauração e o equilíbrio de poder. O princípio de legitimidade, no caso, atendia os interesses dos Estados vencedores na guerra contra Napoleão, ao mesmo tempo em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Congresso de Viena
  • O congresso de viena
  • Congresso de viena
  • O congresso de viena
  • Congresso de Viena
  • Congresso de Viena
  • Congresso De Viena
  • congresso de viena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!