confucionismo

Páginas: 10 (2323 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO
2 historia da china
3 CONFUCIONISMO
3.1 Princípio Básico
3.2 Vida de Confúcio
3.3 Virtudes
3.4 Doutrinas e Ensinamentos
3.5 Os Cinco Clássicos
3.6 Confucionismo: filosofia ou religião?
3.7 Confucionismo X Sociedade e Cultura
3.8 Confucionismo X Taoismo
3 CONCLUSÃOreferências

1 INTRODUÇÃO































2 historia da china

Seu nome oficial é República Popular da China e a capital é Pequim; está situada no centro e leste da Ásia, possui a segunda maior extensão territorial do mundo com 9.596.961 Km2, é o país mais populoso do mundo com 1,339 bilhão segundo dados do IBGE. Tem como língua oficialo mandarim e a caligrafia utilizada no país é o ideograma, a diferença é que traduz o significado antes do som???, sua origem vem de marcas em cascos de tartaruga encontrados em sepultura neolíticas, acredita-se que era desenhado por oráculos, para registrar suas adivinhações. Seu sistema de governo é o socialismo com regime de partido único, apesar de ter sido governada por 4.000 anos peladinastia que terminou em 1911. Hoje quem governa/comanda é ??????
Economia: segundo site IBGE a china é o maior país em exportação e segunda em importação em mercadorias e os principais são: brinquedos, produtos têxteis e vestuário, calçados, máquinas e equipamentos industriais e produtos químicos, sua economia é voltada para os setores da:
Indústria: eletrodomésticos, produtos têxteis, ferro e aço,carvão, petróleo, máquinas e equipamentos industriais e produtos químicos.
Agropecuária: arroz, trigo, algodão, milho, chá, tabaco, sorgo, cevada, painço, amendoim, batata, soja, batata-doce e suínos.
Outro ponto forte da economia é o turismo, por ser um pais rico em pontos culturais e históricos, e sua moeda é o iuan.
Turismo: a principal atração turística é a Muralha da China, com quase 3.000km de extensão, é a única obra que pode ser vista do espaço, e começou a ser construída em 200 a.C. e completa atualmente 2.200 anos de vida. Sua construção envolveu mais de um milhão de pessoas, muitas das quais morreram ali mesmo.
Costumes: segundo o censo 2010, foi evidenciado um forte desequilíbrio de sexos entre os chineses, os homens são maioria e continua sendo a preferência entre asfamílias, já que o costume é que os filhos cuidem dos pais, e a mulher tem o legado de se casar e constituir família. Essa maioria masculina também se deve a política rígida criada na década de 80, denominada “filho único”, onde cada casal pode ter somente um filho, mas se o primeiro for menina pode-se tentar de novo e foi criada devido à grande população do país.
Segundo censo, outro agravante é ogrande número de abortos seletivos e a falta de registro de nascimento de meninas que continua frequente, e um estudo publicado pelo censo em 2010 destaca que mais de 24 milhões de homens podem ficar sem esposas até 2020 em consequência do desequilíbrio.

2 CONFUCIONISMO

2.1 Princípio Básico

Religião oriental baseada nas idéias do filósofo chinês Confúcio (551 - 479 a.C.). O Confucionismo éconhecido como Junchaio (ensinamento dos sábios) e define a busca de um caminho superior (Tao) como forma de viver bem e em equilíbrio entre as vontades da terra e as do céu.
No Confucionismo não existe um deus criador do mundo, nem uma igreja organizada ou sacerdotes. O alicerce místico de sua doutrina é a busca do Tao, conceito herdado de pensadores religiosos anteriores a Confúcio. O Tao é afonte de toda a vida, a harmonia do mundo.
SIGNIFICADO EXATO DE TAO???????????W
2.2 Vida de Confúcio

Confúcio nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Confucionismo
  • Confucionismo
  • CONFUCIONISMO
  • confucionismo
  • confucionismo
  • Confucionismo
  • Confucionismo
  • confucionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!