Confucionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO SESI – AMPÉRE/PR
PAULO RICARDO DE WITT TOMAZONI

CONFUCIONISMO
Trabalho apresentado pelo aluno Paulo Ricardo de Witt Tomazoni do primeiro ano c Ensino Médio, para a disciplina de Sociologia.

AMPÉRE
2012
Confucionismo
“A grande montanha terá que desmoronar! A forte viga terá que quebrar! O homem sábio murcha como a planta! Não existe ninguém no império que me queira comomestre! Meu tempo de morrer chegou.” (Confúcio).

Disponível em: <http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/62/Confucius_Statue_at_the_Confucius_Temple.jpg>

1. INTRODUÇÃO

O Confucionismo, uma das ideologias mais tradicionais chinesas, perdendo apenas para o taoísmo, no qual os dois se assemelham muito, desperta um novo significado ao termo religião. Se desprendendo de todo bemmaterial, esta religião, que mais se assemelha a uma espécie de filosofia de vida, presente até hoje em lares chineses, tenta mostrar como a harmonia total entre a natureza e a sociedade, o culto e a preservação da memória dos antepassados, e a busca pelo tao, a força espiritual que seria o caminho para a salvação, pode ser a única forma de se atingir uma vida plena. Veremos através deste, as crenças,doutrinas, tradições, e práticas do Confucionismo, bem como sua situação nos lares chineses nos dias de hoje.
2. SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 2
2. SUMÁRIO 3
3. O CONFUCIONISMO 4
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
5. REFERÊNCIAS 8

3. O CONFUCIONISMO

O Confucionismo, doutrina ou ideologia religiosa e sócio-política, baseada nos ensinamentos de Koung Fou Tseu, que grafado na língua latina, temseu nome como Confúcio, “durou na China aproximadamente dois mil anos, indo do século II ao século XX com milhões de adeptos. Além da forte presença na China a religião de Confúcio também tem diversos adeptos no Japão, Cingapura e Coréia do Sul.” (ARAÚJO, 2012).
Mais do que um pregador religioso, Confúcio foi um filósofo, espalhando sua doutrina e forma de pensamento por toda a china. Estadoutrina é baseada na busca de um caminho superior (tao) como forma de equilíbrio e a harmonia entre a terra e o céu. No Confucionismo não se vê presente a figura de um Deus, qualquer espécie de ser criador, e muito menos a presença de templos ou igrejas, tornando esta doutrina muito diferente das que vimos na atualidade, principalmente no ocidente.
Uma das idéias fundamentais do Mestre Kung é que anatureza e o universo estão em harmonia, e isso deve ser aplicado também aos seres humanos. O conceito Tao também está presente no confucionismo, porém de forma diferente do taoísmo. No confucionismo, Tao é a harmonia predominante no universo, isto é, o relacionamento bom e equilibrado entre todas as coisas. Essa harmonia constitui o modelo para toda a sociedade. O indivíduo necessita, portanto,viver em harmonia e isso pode ser alcançado se o seu interior estiver em consonância com o Tao. (CORDEIRO, Ana Lúcia, p.8, 2010)
Para Confúcio, apenas através do estudo do passado e da tradição é que se pode chegar a essa harmonia com o Tao. Nessa concepção, é a tradição que ensina ao indivíduo qual o seu lugar na sociedade e as regras de como se comportar. “Entre os diversos ritos tradicionais doconfucionismo estão reverência e culto aos antepassados e oferendas aos mortos. Na parte da família, o casamento é valorizado como uma forma de continuação da tradição.” (ARAÚJO, 2012)
A relação da família é colocada, pelo Confucionismo, como o pilar central para se haver harmonia. Esta família começa na relação entre governantes que devem amar o povo como seus filhos, e termina nos súditos quetem o dever de ser obedientes e humildes sendo filhos. A hierarquia, tanto na família quanto na sociedade é muito prezada para se manter a harmonia de um povo.
No Confúcionismo, o lugar do indivíduo na sociedade é regulado por cinco relações: pai e o filho, senhor e o servo, marido e mulher, irmão mais velho e o irmão mais novo, amigo mais velho e o amigo mais novo. É vital para a saúde da...
tracking img