Conflitos Tnicos Culturais Chech Nia

432 palavras 2 páginas
Conflitos
Étnicos Culturais

Localização
A Chechênia fica em uma região montanhosa no Cáucaso e é habitada principalmente por muçulmanos, sua capital é Grózni. É uma das repúblicas da Federação da Rússia. Faz divisa a noroeste com a república de Stavropol Krai, a nordeste e leste com a república do Daguestão, ao sul com a Geórgia, e a oeste com as repúblicas de Inguchétia e Ossétia do Norte- Alânia.

Interesse da Rússia
A Chechênia está localizada no Cáucaso, região que abriga grandes reservas de petróleo e gás natural. Os oleodutos que abastecem os compradores têm de passar por boa parte dos 13 mil quilômetros quadrados do território checheno. É essa ligação o principal interesse da Federação
Russa na região. Os russos também acreditam que a região é parte integrante de seu território, ao contrário de outras repúblicas, como o Cazaquistão e a Ucrânia, que, logo após a queda da União
Soviética, se tornaram países independentes sem nenhuma resistência do governo central.

O Cáucaso, região montanhosa entre o mar Cáspio e Negro onde vivem vários grupos étnicos, está sob o domínio russo há muito tempo.
Mesmo quando não se sabia da existência de petróleo na região, o então Império Russo também considerava o território estratégico.

Conflito
Em 1991 a Chechênia encontrou uma grande chance de livrar-se do domínio russo, pois estava havendo a desintegração da União Soviética. A oportunidade, porém, mostrou-se um fiasco:
Moscou não desistiria facilmente de um território tão estratégico como o da Chechênia. Duas guerras e dezenas de atentados terroristas seguiram-se à negativa russa de reconhecer a independência. O resultado foi a morte de mais de 200 mil chechenos e soldados russos e a fuga de mais da metade da população da região.

Situação Atual Hoje a Chechênia é, sem dúvida, um dos piores campos de batalha do planeta, em que guerrilheiros chechenos e tropas russas travam combates cada vez mais sangrentos. “A guerra na Chechênia ainda se arrasta. Apesar

Relacionados