Conflitos quanto a variabilidade do predicado verbal: uma visão lingüística no conteúdo de livros didáticos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFLITOS QUANTO A VARIABILIDADE DO PREDICADO VERBAL: UMA VISÃO LINGÜÍSTICA NO CONTEÚDO DE LIVROS DIDÁTICOS.


Adriana Lourenço Hessel[1]
RESUMO


Na gramática normativa os verbos possuem formas de analise muito simples quanto a sua transitividade, que podem ser de ordem direta, indireta ou direta/ indireta, enquanto as pesquisas atuais da Lingüística Aplicada, nos mostram umleque muito maior de possibilidades, no qual podemos acrescentar, complementos com objetos relativos, circunstanciais, opcional, entre outros. Este acréscimo de opção acaba respondendo vários questionamentos, existentes atualmente, em frases mais complexas ou elaboradas, que acabam capacitando o aluno a analisar somente frases mais simples em sua composição.


De acordo com as novaspropostas, a intenção é, proporcionar ao aluno uma analise mais profunda e reflexiva, a qual poderá trazer de forma mais adequada o devido entendimento dos argumentos essenciais e opcionais para o completo entendimento do verbo quanto à sua transitividade.


1 INTRODUÇÃO


Os estudos da Lingüística Aplicada (que será indicada pela sigla de LA neste artigo) vêm mostrando vários contrapontosnos que se refere ao ensino contemporâneo da gramática tradicional no campo da sintaxe. E devido a esta idéia, meu estudo abordará um tema específico analisado pela LA e como o mesmo é apresentado nos livros didáticos do ensino fundamental de escolas públicas, provando a importância de uma revisão do conteúdo didático atualmente utilizado.
Minha intenção é a busca de uma visão mais ampla noensino da gramática contemporânea que atenda a necessidade em ensinar não regras impostas para uma posterior aplicação mecânica e reprodutiva. Busco com este artigo uma aplicação da reflexão do aluno sobre analises mais profundas e a devida compreensão do tema abordado, possibilitando ao mesmo tempo uma aplicação produtiva e reflexiva em seus estudos.


Meu objetivo com este estudo éexplicar a conceituação quanto a transitividade dos verbos, apresentada em livros didáticos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, comparados por um ângulo da LA e desta forma mostrar as diversas visões e aplicações da predicação verbal no campo de estudo atual da análise sintática.




2 TRANSITIVIDADE VERBAL: CLASSIFICAÇÕES LINGÜÍSTICA


Partindo de uma visão freireana[2] “oprofessor deve levar o conteúdo a seus alunos, mas não como uma verdade absoluta” será apresentado neste estudo a aplicação deste conceito, que é claramente diagnosticada no ensino da sintaxe pela visão de vários lingüistas da gramática moderna.


Veremos a seguir o que nos apresentam esses lingüísticas no estudo especifico da analise dos verbos quanto à sua transitividade.


Com uma visãoreflexiva o lingüista Celso Cunha (2007) no livro “Nova Gramática do Português Contemporâneo”, explicada no item intitulado de Variabilidade da Predicação Verbal, que a idéia do estudo dos verbos dentro do contexto de um texto não pode ser vista como uma condição isolada dos demais componentes. Dando como exemplo o verbo “perdoar”, apresentado em quatro orações, em que nos mostra a flexibilidade domesmo verbo em se comportar em todas as possibilidades de sua transitividade, veja os exemplos:


i. Perdo-ei sempre
ii. Perdoai as ofensas
iii. Perdoai aos inimigos
iv. Perdoais as ofensas aos inimigos


Com os exemplos acima Celso Cunha prova a capacidade do verbo "perdoar" em apresentar em seus diferentes contextos a variedadeda análise sintática. No exemplo i o verbo não apresenta a necessidade de qualquer complemento, dando a ele a característica de um verbo intransitivo, já nos exemplos ii e iii o verbo "perdoai" apresenta respectivamente a necessidade de um complemento, como objeto direto (verbo transitivo direto) e objeto indireto (verbo transitivo indireto), já no exemplo iv, com uma característica mais...
tracking img