Conflitos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
PÓS - GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

CULTURA E CONFLITO ORGANIZACIONAL

NÚCLEO: SHOPPING AVENIDA
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
ALUNO(a): ALEXANDRE DA SILVA
ÉRICA PATRÍCIA GRANDIM BATISTA
MARIA FELICIDADE UCHOA NOGUEIRA
EDÉZIO
RUTE
VALDEMAR ALVES DE ANDRADE NETO

Fortaleza/2012
INTRODUÇÃO

Cultura (do latim colere, que significa cultivar) éum conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo o qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
A grande contribuição de Taylor, foi sua tentativa de conciliar a evolução da Culturae sua universalidade. Foi o primeiro a abordar os fatos culturais sob um prisma sistemático e geral.
Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia, por exemplo.
Num estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn, encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura, no entanto,considerou-se que este termo “Cultura” pode ser bem definido como “um modelo de suposições básicas que os grupos inventam, descobrem ou desenvolvem com a experiência para enfrentar seus problemas”. Seja qual for a definição de cultura, ela sempre nos levará a uma conclusão: cultura é toda e qualquer criação do homem.

1. CULTURA ORGANIZACIONAL

Cada vez mais a competitividade no mercado globalaumenta. Por isso, a proposta de estudar o tema cultura organizacional tem apresentado para os pesquisadores o desafio de encontrar caminhos metodológicos inovadores, interessantes e consistentes. A cultura das empresas vem sendo bastante estudada, como uma forma de maneira de conhecer melhor a organização para estabelecer mudanças, inovações, buscar ações que possam possibilitar que a organizaçãomantenha-se competindo no mercado.
Cada organização tem uma forma de trabalhar, uma cultura específica, melhor definida como “Cultura Organizacional”, a qual é formada por seus valores éticos e morais, princípios, crenças, políticas internas e externas, sistemas, e clima organizacional. São as “regras” que todos os membros dessa organização devem seguir e adotar como diretrizes e premissas paraguiar seu trabalho.
2. ESTUDO/PESQUISA

Nos últimos anos, o número de pesquisas sobre o tema cultura organizacional tem aumentado consideravelmente, pesquisas estas conduzidas sob os mais diversos enfoques teórico-metodológicos.
As propostas mais simplistas são as do gênero diagnóstico de clima, as quais pretendem apreender os padrões culturais de uma organização a partir da somatória deopiniões e percepções de seus membros. Assume a postura empiricista, de fotógrafos da realidade social, descomplexando-a e chapando-a numa única dimensão.
Com uma proposta mais bem elaborada, procurando assumir a postura do antropólogo, outros pesquisadores se aproximam do tema, questionando-se a respeito do significado do universo simbólico das organizações.
Um dos autores que vai mais adiante naproposta de trabalhar a questão da cultura, conceitual e metodologicamente, é Edgar Schein. A sua proposta é até mesmo referencial obrigatório para muitas das pesquisas desenvolvidas.
Para Schein, cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e quefuncionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas.

3. ORIGEM – MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL

A Cultura Organizacional terá seu início com seus fundadores, que exercerão uma forte influência na cultura da organização, pois estes passarão para sua organização seus valores, ideais,...
tracking img