Conflitos organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
FACULDADE ATENAS MARANHENSE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




ALLAN KARDEC RIBEIRO SILVA
AQUILES LIMA MELONIO
LUANA BASTOS SOUZA
WENDLL ROSA MOREIRA








COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: CONFLITO E NEGOCIAÇÃO











SÃO LUÍS - MA
2013
ALLAN KARDEC RIBEIRO SILVA
AQUILESLIMA MELONIO
LUANA BASTOS SOUZA
WENDLL ROSA MOREIRA





COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: CONFLITO E NEGOCIAÇÃO




Trabalho apresentado a Disciplina de Comportamento Organizacional do Curso Superior de Tecnologia em Logística da Faculdade Atenas Maranhense - FAMA para obtenção de nota.







Orientadora: Professora Nádia Rezende








SÃO LUÍS - MA
2013
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
2.1 Os conflitos nas organizações 04
2.1 Liderança 06
2.2 Relacionamento interpessoal nas organizações 07
3 CONCLUSÃO 09
REFERÊNCIAS 11




1 INTRODUÇÃO


O comportamento organizacional é o estudo do comportamento humano em ambientes organizacionais da interface entre o comportamento humano e a organização e da organização em si. Em vista disso,sabe-se que em toda organização existem no seu dia-a-dia, situações que geram conflitos das mais diversas formas que comprometem sobremaneira o seu desempenho.
A gestão eficaz deve, portanto, ter a capacidade de liderança e buscar influenciar a equipe para que sejam superadas as questões que causam esse gargalo no cotidiano empresarial.
O verdadeiro líder deve se dispor a proporcionar umrelacionamento interpessoal que possibilite um clima agradável das equipes e sua interação para que possa alcançar os objetivos e metas propostos.
Surge, portanto, o seguinte questionamento: de que forma é possível executar estratégias eficazes que proponham a valorização humana através do bom relacionamento garantindo uma satisfação mútua entre os ativos humanos das organizações com vistas a superar osconflitos existentes?
Para responder essa questão problemática, esse trabalho tem como objetivo conceituar liderança, bem como expor as estratégias necessárias que possa proporcionar um clima organizacional favorável através do relacionamento interpessoal. Para tal, buscou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica através de análise em livros e artigos virtuais.


2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Osconflitos nas organizações


Os conflitos são comuns em qualquer ambiente, pois é a partir deles que se apresentam as soluções para determinados assuntos que se apresentam no cotidiano organizacional. Em alguns casos são inevitáveis, mas necessitam ser administrados e compreendidos de forma eficaz, para que não resultem em problemas sérios. As pessoas devem estar abertas ao autoconhecimento ecompreender que as organizações não esperam indefinidamente por mudanças pessoais.
Bom Sucesso (1998, p. 48) diz que “Reduz-se cada vez mais, a tolerância com atitudes destrutivas e posturas que estimulam conflitos, tornam o ambiente interno tóxico e com baixa qualidade de vida”. É importante então que os setores responsáveis pela gestão de pessoas deem especial atenção às relações entre osparticipantes e entre as equipes sempre procurando, da melhor maneira possível, a resolução dos conflitos comuns em todo e qualquer ambiente.
Todas as pessoas têm suas expectativas, seus interesses, seus sonhos. Muitas vezes o processo do conhecimento e das informações, conduz a uma ação lógica, induzindo o ser humano a fazer o que se acredita, que lhe convém ou que lhe interessa não necessariamenteao que é legal, ético e saudável.
Portanto, o essencial que falta para assegurar tal atitude ou comportamento, é a avaliação das consequências das ações para o outro, colegas de trabalho, a empresa, isto é fundamental para um alto questionamento que sobrepõe às conveniências pessoais. Deve-se aprender a conciliar os interesses pessoais com interesses organizacionais.
De acordo com Moscovici...
tracking img