Conflitos escolares efolios

1562 palavras 7 páginas
E-FÓLIO B

TEMA II

PEDAGOGIA, APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO

1.a) “Se viver é resolver problemas, viver a situação de formação é a resolução de problemas”; pegando nestas palavras da frase pode-se assim dizer que a prática letiva é a resolução de problemas. Ou seja, cabe ao professor incrementar no aluno o saber fazer e o saber ser. Assim sendo, mesmo para professores com muitos anos de experiência, as circunstâncias com que se confrontam no seu quotidiano têm sempre contornos peculiares e característicos, pelo que nem para estes existe muitas vezes uma solução já identificada e pronta a ser usada. Para além disso, as situações com que os professores se deparam nem sempre estão bem definidas. É fundamental interpretá-las e entendê-las como problemas, delineando com mais precisão a área onde se introduzem de forma a procurar as estratégias de intervenção apropriadas.
Pode-se assim admitir que, a Resolução de Problemas tanto para o desenvolvimento da pessoa como da sociedade é bastante importante. Pois o ser humano é diariamente solicitado a fazer uso destas capacidades de forma a solucionar problemas com que se defronta nesta sociedade em contínua alteração. Nesta perspetiva, a escola deve primeiramente preocupar-se em oferecer experiências de aprendizagem integradas de maneira a desenvolver, competências conceptuais e capacidades de pensamento crítico, tomada de decisão inerentes à eficácia de resolução de problemas.
Ou seja, como se diz em linguagem popular “Não se pode fazer omeletes sem ovos”; foram disponibilizados diversos meios tecnológicos nas escolas, mas não foi dada qualquer formação específica aos docentes para que estes pudessem explorar ao máximo toda a capacidade de tecnologia que lhes foi dada. Posso assim dizer que, esta situação é um dos problemas/desafio com que os professores se deparam diariamente, pois por mais que queiram trabalhar com os meios que lhes foram disponibilizados, muitas

Relacionados

  • 12Abc
    377 palavras | 2 páginas